Notícias Este Honda CRX de 1991 foi leiloado por um preço absurdo

Leilão

Este Honda CRX de 1991 foi leiloado por um preço absurdo

Não é um supercarro ou uma criatura rara, mas este Honda CRX de 1991 foi arrematado por um valor que quase dava para um Civic Type R novinho em folha.

Honda CRX Si, frente 3/4
© Mecum Auctions

Não é um NSX nem um S2000 ou um Type R, mas este singelo Honda CRX Si de 1991 (versão norte-americana) atingiu em leilão um preço absurdo — dava praticamente para comprar um Civic Type R novo em Portugal.

Este exemplar do CRX foi arrematado por 71 500 dólares, o mesmo que 69 111 euros à taxa de câmbio atual. E não foi o único Honda «normal» a atingir valores dignos de outro tipo de máquinas.

O valor conseguido no leilão Kissimmee 2025 (Flórida, EUA), da Mecum Auctions, a meio de janeiro passado, acabou mesmo por exceder todas as expetativas — a leiloeira estimou um valor entre os 30 mil dólares e 50 mil dólares.

O que levou alguém a ter dado tanto dinheiro por um CRX?

Encontrar hoje um exemplar original do Honda CRX, em bom estado, deve ser como encontrar uma agulha no palheiro. E este, mais que em bom estado, parece não ter sequer rodado.

O que se confirma: o odómetro regista 326 milhas. São apenas 524 km percorridos desde 1991 (!). Mais que um achado, este CRX podia ser considerado peça de museu. Talvez não admire tanto que a licitação tenha subido tão acima do estimado.

Mas o valor continua a surpreender por se tratar de um modesto CRX Si. Se por um lado era a versão de topo nos EUA, por outro ficava um ou dois patamares abaixo do CRX 1.6i-VT vendido na Europa. Ambos estavam equipados com um motor de 1,6 litros e 16 válvulas, mas o deste lado do Atlântico tinha as quatro letras mágicas: VTEC.

Motor Honda CRX Si
© Mecum Auctions VTEC? Nem vê-lo.

Se o CRX Si debitava 109 cv, o CRX 1.6i-VT, equipado com o lendário B16A, disparava até aos 150 cv a estridentes 7600 rpm (160 cv no Civic).

De resto, este Honda CRX parece ter acabado de sair da linha de montagem — o exterior e interior estão imaculados. Mesmo assim… Quase 70 mil euros?

Não foi o único Honda «normal» a ter sido transacionado por um valor absurdo. Um Honda Civic Coupé Si (ano 2000), com meros 3317 km, foi arrematado no mesmo leilão por 66 mil dólares, o mesmo que 63 795 euros. E este sim, já tem o B16A, aqui com 160 cv.

Os Honda, mesmo os mais «normais», parecem estar em alta.