Notícias Só existem duas carrinhas Lancia Thema como esta no mundo

Leilão

Só existem duas carrinhas Lancia Thema como esta no mundo

Não existem muitas carrinhas do Lancia Thema, mas as que incluem a assinatura de Zagato são apenas duas. E esta está disponível para venda.

Lancia Thema Familiare by Zagato - traseira
© RM Sotheby's

Nos anos 80, a Lancia percebeu que havia potencial para uma versão mais familiar do Thema e contratou a Pininfarina e a Zagato para desenharem carrinhas com base no executivo com carroçaria de três volumes. Para a produção em série, a escolha recaiu no projeto da Pininfarina.

Do lado da Zagato nasceu a Lancia Thema Familiare by Zagato, que teve apenas dois protótipos construídos em 1985. Um contava com um motor Turbo Diesel, a outra com um V6 de 2,8 litros a gasolina.

Este último acabou por ser o carro pessoal durante dois anos de Gianni Agnelli — personalidade «gigante» e incontornável na história de Itália, neto do fundador da FIAT e foi o seu líder desde 1966 a 2003.

Esta mesma unidade, com o chassis n.º ZLA834000*00000998, distingue-se pelos pilares traseiros em negro, pelo desenho das janelas e por alguns detalhes na tampa da bagageira, exclusivos das unidades da Zagato.

O 2.8 V6 não é italiano; trata-se do V6 PRV, desenvolvido pela Peugeot, Renault e Volvo. Aqui surge naturalmente aspirado, com 150 cv. Foi o escolhido numa altura em que a Lancia idealizava o Thema como uma alternativa mais refinada às berlinas alemãs. Tinha tração dianteira e estava acoplado a uma caixa manual, num conjunto muito equilibrado.

No habitáculo da Lancia Thema Familiare by Zagato mantêm-se os acabamentos originais, com bancos em veludo e o tabliê típico da época. Regista apenas 92 329 quilómetroso odómetro. Esta unidade foi registada em maio de 1985 com a matrícula TO 56639D e permaneceu sempre em solo italiano.

A RM Sotheby’s estima que este lote alcance um valor entre os 80 000 euros e os 160 000 euros. Uma valorização justificada pela exclusividade da carroçaria, pela ligação à Zagato e, claro, pela proveniência Agnelli. Só faltava mesmo ter sido usado um Thema 8.32 com motor Ferrari como base do projeto.

Mais uma carrinha “Familiare”

Mais de 10 anos antes da Lancia Thema Familiare, na coleção de Agnelli residia outra carrinha, desta vez com a marca FIAT.

A FIAT 130 Familiare de 1974 é uma de apenas três unidades transformadas pela Officina Introzzi a pedido do próprio Gianni Agnelli. A que marca presença neste leilão foi a primeira e acompanhou o industrial italiano durante mais de uma década, até 1985. Provavelmente, até à altura em que foi trocada pela Thema Familiare construída por Zagato.

Usando um Fiat 130 como base, a carroçaria foi totalmente modificada para o formato desejado, recebeu uma pintura prateada, painéis laterais em imitação de madeira e um enorme cesto de vime no tejadilho. A suspensão também foi modificada com uma configuração independente nas quatro rodas.

Na parte de trás existia uma enorme terceira luz de travagem — característica incomum nos automóveis dos anos 70 —, que facilitava a comunicação com a equipa de segurança que seguia atrás de Agnelli. O maior segredo, talvez, era o que se encontrava sob o capô: um motor V6 de 3,2 litros, a gasolina, acoplado a uma caixa automática de três velocidades.

O nível de personalização e a exclusividade de construção artesanal, tornam esta Fiat 130 Familiare numa verdadeira peça de museu com matrícula original de fábrica. A RM Sotheby’s prevê um valor de venda entre os 170 mil e os 300 mil euros, reflexo do seu estado de conservação e da sua raridade.