Poucos motores são tão especiais quanto um V12 naturalmente aspirado da Ferrari. E se esse motor for o Tipo 140 DA que equipava o espetacular Ferrari FXX (base Enzo), isso é ainda mais verdade.
Talvez por isso, alguém acabou de pagar em leilão 180 000 libras, o equivalente a 204 480 euros, por um. Se colocarmos este valor em perspetiva, é o suficiente para comprar um Porsche 911 Carrera 4 GTS por inteiro, que em Portugal está disponível desde 183 551 euros.
E se estão a achar caro, então saibam que este valor até ficou muito aquém do que os especialistas da RM Sotheby’s (a leiloeira responsável pela venda) tinham previsto, uma vez que antecipavam que este motor V12 da Ferrari pudesse render o equivalente a 425 000 euros.
O motivo desta «loucura»? Simples. Foi a primeira vez que um destes motores foi vendido completo e novo, uma vez que nunca chegou a ser montado num carro — ainda está na caixa original. Está equipado com toda a cablagem e com alternador e só lhe falta mesmo o sistema de escape e, claro, o Ferrari FXX.
Ferrari FXX: só para clientes muito especiais
Este motor V12 está preparado para ser instalado de imediato num Ferrari FXX, o primeiro modelo do programa Ferrari XX e, por sua vez, uma das propostas mais raras da «casa» de Maranello.
Isto devido à natureza do programa Ferrari XX, que passa pela realização de eventos privados organizados pela própria marca italiana, dedicado apenas aos seus clientes mais especiais.
O cerne do programa, ainda ativo, passa por track days onde os clientes podiam pilotar máquinas como o Ferrari FXX, ou os seus sucessores — 599XX, FXX-K —, desenvolvidos em específico e exclusivos para circuito. Não estão homologados para andar na estrada.
Números que impressionam
No FXX, o 6.2 V12 — 65º entre cada bancada de cilindros, como é típico nos 12 cilindros em V da Ferrari —, começou por produzir 800 cv e 687 Nm, números que lhe permitiam acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3s e atingir os 345 km/h de velocidade máxima.
Na evolução seguinte, o Ferrari FXX Evo, o V12 foi puxado até aos 860 cv (cortava às 9500 rpm) e passou a cumprir o sprint dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,5s.
Fonte: RM Sotheby’s
Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o Ferrari 365 GT4 BB?
Oops, não acertou!
Pode encontrar a resposta aqui:
Fomos enganados. Afinal BB em Ferrari 365 GT4 BB não significa Berlinetta BoxerParabéns, acertou!
Vai para a próxima perguntaou lê o artigo sobre este tema:
Fomos enganados. Afinal BB em Ferrari 365 GT4 BB não significa Berlinetta Boxer
Sem comentários
Pagaram por este motor V12 da Ferrari tanto como um Porsche 911 Carrera 4 GTS
Um exemplar do motor V12 de 6.2 litros do Ferrari FXX foi a leilão e como seria de esperar, houve alguém que pagou uma loucura para o levar para casa.
Consulte, antes de comentar, a informação legal e os nossos termos e condições aqui
Este artigo ainda não tem comentários.
Seja o primeiro a partilhar uma opinião.