Notícias Este Volvo S80 é um dos mais raros de sempre por dois motivos

Leilão

Este Volvo S80 é um dos mais raros de sempre por dois motivos

Parece uma convencional berlina nórdica topo de gama, mas é ainda mais do que isso, graças à extensão da carroçaria e a um nobre motor V8.

Volvo Nilsson S80 300 V8 - 3/4 de frente
© Bilweb Auctions

Produzido desde 1998 e antes dos SUV conquistarem o mercado, o Volvo S80 afirmou-se como uma das berlinas mais elegantes da marca sueca. Ao longo da sua produção houve algumas versões mais exclusivas do que outras, mas esta que pode ver nas imagens teve apenas 16 unidades produzidas.

Tanto a secção dianteira como a traseira não identificam muito o que o torna tão diferente, mas quando visto de lado torna-se evidente. Face ao Volvo S80 que conhecemos, este tem mais 15 cm de comprimento e foi construído pela Nilsson Special Vehicles.

Outro dos argumentos principais deste Volvo é que, sob o capô, está um motor V8 de 4,4 litros desenvolvido pela Yamaha, com o nome de código interno B8444S — foi o primeiro e último motor V8 da Volvo. Anuncia 315 cv de potência, está instalado transversalmente e é associado a um sistema de tração integral.

Esta unidade foi a segunda de um total de 16 produzidas e saiu das instalações da Nilsson em 2009. A sua principal missão era a de transportar executivos de uma empresa ligada à indústria petrolífera com o máximo de conforto entre o Aeroporto de Arlanda e um centro de conferências nos arredores de Estocolmo.

Por esse motivo, o seu estado de conservação foi sempre mantido muito perto de imaculado, contando apenas com algumas marcas de uso ao longo destes 16 anos. E quanto a quilómetros, o odómetro mostra que ainda nem sequer chegou aos 56 mil.

O leilão, entretanto terminado, foi conhecido através da plataforma Bilweb Auctions, que despertou a curiosidade dos maiores fãs da marca e dos colecionadores de versões mais especiais. O valor da venda foi de 300 mil coroas suecas, cerca de 27 350 euros na taxa de câmbio atual.

Tudo e mais alguma coisa

Por ser um verdadeiro meio de transporte para executivos de topo, este Volvo Nilsson S80 300 Limousine V8 4.4 teve direito a um nível de equipamento de topo. Nos lugares traseiros, além dos estofos em pele, dos acabamentos em madeira e de todo o equipamento que já fazia parte das versões de topo na altura, há também alguns elementos mais exclusivos.

volvo V60 e 850
Indústria

Carrinhas Volvo vão acabar? Provavelmente sim

A Volvo já foi conhecida pelas suas carrinhas, mas hoje são os SUV que dominam as vendas: o fim das carrinhas pode estar mais perto do que se imagina.

Fernando Gomes

Além dos 15 cm a mais de distância para os assentos da frente, os passageiros traseiros contam com um sistema de entretenimento com ecrãs nos encostos de cabeça. Para uma maior privacidade, os vidros traseiros são escurecidos e há uma cortina de proteção solar no vidro traseiro. Além disso, a bordo, está também presente um frigorífico, para manter bebidas frescas durante a viagem.