Notícias Lexus congelou um LC 500 Cabriolet durante 12 horas e depois foi conduzi-lo

Insólito

Lexus congelou um LC 500 Cabriolet durante 12 horas e depois foi conduzi-lo

Para demonstrar a resistência do seu descapotável em condições de frio extremo, a Lexus resolveu congelar um LC 500 Convertible. O resultado impressiona.

Lexus LC 500 Convertible congelado

Antes de chegar ao mercado, qualquer modelo novo passa por rigorosos testes de durabilidade nos locais com as condições mais radicais do planeta. Mas para demonstrar como o LC 500 Convertible se comporta em condições de frio extremo, a Lexus escolheu uma abordagem um pouco diferente.

Para provar que o seu descapotável resiste a tudo, a Lexus congelou um LC 500 Convertible durante 12 horas e depois levou-o para a estrada. Sim, foi exatamente isto que aconteceu!

Tudo começou com o carro a ser molhado e a entrar numa câmara climática — de tamanho industrial — no Millbrook Proving Ground, em Bedfordshire, no Reino Unido.

A NÃO PERDER: Lexus LFA com apenas 800 km vai a leilão e promete render uma fortuna

Sempre com a capota de lona recolhida, este descapotável nipónico ficou exposto a uma temperatura de -18º durante 12 horas, um “exercício” que o deixou coberto por uma fina camada de gelo.

O objetivo era perceber de que forma o frio afetava o sistema HVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar-Condicionado), o aquecimento dos bancos e do volante e claro, o motor V8, que “acordou” logo à primeira tentativa.

Com a ajuda do piloto Paul Swift, este LC 500 Convertible foi retirado da câmara climática, ainda congelado, e foi levado para a estrada, para fazer aquilo que faz melhor: devorar quilómetros.

Pedem-me para fazer muitas coisas doidas no meu trabalho e esta foi uma delas. Eu não estava nervoso até chegar cá e ver o carro dentro da câmara. Parecia mesmo frio e eu pensava 'tenho mesmo de me sentar naquilo?'. Felizmente foi fantástico, fiquei mesmo impressionado.

Paul Swift, piloto especializado em acrobacias e condução de precisão

Além do motor V8 atmosférico com 5.0 l (477 cv e 530 Nm) ter funcionado sem qualquer problema, o sistema HVAC também fez o seu trabalho como se nada tivesse acontecido.

LEIAM TAMBÉM: LF-Z Electrified é a visão da Lexus para o seu futuro (mais) eletrificado

“Eu conseguia sentir o volante  e o banco, na parte das costas, a aquecer. E as saídas de ar atrás do meu pescoço também”, acrescentou Swift, que ficou rendido a esta experiência: “Foi bastante agradável, se tivermos em conta que o carro estava a -18º. Senti-me confortável no carro desde o início”.

Quem também se sentiu muito confortável ao volante deste descapotável nipónico com motor V8 foi o Diogo Teixeira, que em Setembro do ano passado embarcou numa aventura de mais de 2000 km — felizmente com um clima mais ameno… — que o levou até Sevilha e Marbella. Vejam (ou revejam) o vídeo:

 

 

Sabe esta resposta?
Qual a velocidade máxima anunciada do Lexus UX 300e?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Testámos o UX 300e, o primeiro elétrico da Lexus. Ficámos convencidos?