Notícias Mazda renovou o MX-5. Tudo o que mudou

Apresentação

Mazda renovou o MX-5. Tudo o que mudou

A Mazda acaba de renovar a quarta geração do MX-5, que recebeu um novo diferencial autoblocante, um novo ecrã multimédia e mais potência.

Mazda MX-5 2024 frente 3/4
© Mazda

A Mazda acaba de atualizar o MX-5, que ganhou — entre outras coisas — novos faróis em LED, um novo diferencial autoblocante e um novo ecrã para o sistema de infoentretenimento.

Este pacote de novidades estará disponível com o Mazda MX-5 no mercado japonês a partir de janeiro de 2024, sendo que a chegada à Europa deve acontecer alguns meses mais tarde.

Mas vamos ao que mudou, a começar logo na imagem exterior, que «levou» pequenos retoques: na frente destacam-se os novos faróis LED com luzes diurnas integradas e na traseira os farolins ligeiramente redesenhados e os piscas em LED.

A NÃO PERDER: Neste dia, o Mazda MX-5 foi o melhor carro do mundo…

Outra novidade é a cor exterior Aero Gray Metallic, bem como as novas jantes que podem ter entre 16 e 17 polegadas.

MX-5 2024 perfil
© Mazda

E no interior?

Por dentro, a maior novidade surge ao nível do info-entretenimento, que agora passa a contar com um novo ecrã de 8,8″ (antes era de apenas 7”). O painel de instrumentos também foi renovado, apesar de ter mantido o tamanho: 4,6″.

Destacam-se ainda os novos revestimentos interiores em couro castanho e bege, os novos acabamentos do tabliê e o espelho retrovisor interior, que deixou de ter moldura. A juntar a isso, passamos a ter tomadas USB-C.

Novo Track Mode

Na renovação do MX-5 para 2024 a Mazda também surpreendeu ao incluir um novo diferencial autoblocante assimétrico nas versões equipadas com caixa manual de seis velocidades. De acordo com o fabricante nipónico esta decisão permitiu melhorar a estabilidade do pequeno roadster japonês.

A somar a isso, os engenheiros da Mazda também trabalharam a direção elétrica de maneira a reduzir a fricção e a proporcionar uma sensação mais natural, tudo para aumentar o prazer de condução ao volante do Miata.

Outra novidade importante é o novo Track Mode, pensado para uma utilização em circuito, que faz com que o sistema de controlo de estabilidade fique bem mais permissivo e apenas entre em acção quando o condutor perde o controlo do carro.

Motores otimizados

O Mazda MX-5 (2024) continua a estar disponível com duas motorizações Skyactiv-G, com 1,5 l e 2,0 l, que entretanto também foram atualizadas.

MX-5 2024
© Mazda

Ambas as motorizações não sofreram alterações de potência, mas receberam um novo mapeamento, prometendo (um pouco) mais de economia, assim como uma resposta otimizada.

LEIAM TAMBÉM: Mazda MX-5 (2022). Melhorar o que já era muito bom

Enquanto o renovado Mazda MX-5 não chega à Europa, podem sempre ver ou rever o vídeo em que testámos as quatro gerações do pequeno roadster japonês. Ora vejam: