Nos últimos anos poucas marcas têm inovado tanto quanto a McLaren, que nos continua a surpreender a cada lançamento que faz. O último dos quais foi o McLaren 720S GT3X, um automóvel que eleva a fasquia a níveis a que não estamos habituados a assistir, uma vez que atira “ao ar” todas as regulamentações que por norma “amarram” as máquinas de competição.
Baseado no 720S GT3, o automóvel de competição da McLaren, este GT3X foi pensado e desenvolvido com um só objetivo em mente: criar a derradeira máquina para circuitos.
A imagem exterior não engana, este é um carro limitado à ação em pista e que não tem autorização para circular nas estradas. Por comparação com o carro que lhe serve de base, conta com elementos aerodinâmicos próprios e com uma enorme asa traseira que promete mantê-la “colada” ao asfalto.
A NÃO PERDER: Mais potente, mais leve, mais rápido. Pilotámos o McLaren 765LT em SilverstoneAlém de um forte impacto visual, estas melhorias aerodinâmicas também se traduzem nos tempos por volta, já que a fabricante com sede em Woking, no Reino Unido, afirma que este modelo é mais rápido do que o McLaren 720S GT3 de competição, com quem partilha todo o sistema de suspensão.
Além dos travões melhorados, é na unidade motriz que as diferenças mais se acentuam, já que este modelo “X” não está obrigado a obedecer às normativas muito restritas da categoria GT3.
Rédea solta
Contas feitas, e apesar do motor V8 biturbo de 4.0 litros que alimenta os dois carros ser o mesmo, este 720 GT3X consegue produzir 720 cv (ou 750 cv quando se ativa o sistema push-to-pass), aproximadamente mais 200 cv (!) que o 720S GT3 convencional.
Outra das grandes diferenças entre ambas as versões está no interior, onde o GT3X pode oferecer lugar para dois ocupantes, permitindo assim que um passageiro também possa desfrutar da experiência em pista.
A inclusão de um segundo banco — que é opcional — obrigou a que toda a gaiola de segurança fosse redesenhada. Ainda assim, continuamos a ter um volante derivado da competição.
Reservas abertas
A McLaren já está a aceitar reservas para este 720S GT3X no seu site, apesar de ainda não ter divulgado qualquer informação relativa à data de entrega aos clientes nem ao preço. Contudo, será de esperar que esta versão especial seja mais cara até que o 720S GT3 convencional, que tem um preço base a rondar os 500 000 EUR.
Sabe esta resposta?
Em que ano o ABS chegou a um automóvel de produção?
Oops, não acertou!
Pode encontrar a resposta aqui:
Foi há 40 anos que o ABS chegou a um automóvel de produçãoParabéns, acertou!
Vai para a próxima perguntaou lê o artigo sobre este tema:
Foi há 40 anos que o ABS chegou a um automóvel de produção
Sem comentários
McLaren 720S GT3X. Sem regras para criar a derradeira máquina para circuitos
A McLaren quis criar a derradeira máquina para circuitos e o resultado é o 720S GT3X, um modelo só para andar em pista que produz 720 cv de potência.
Consulte, antes de comentar, a informação legal e os nossos termos e condições aqui
Este artigo ainda não tem comentários.
Seja o primeiro a partilhar uma opinião.