Notícias Qual foi o carro mais vendido nos EUA em 2024? Depende

Mercado

Qual foi o carro mais vendido nos EUA em 2024? Depende

A Ford diz que foi a sua F-Series, mas a JATO Dynamics diz que foi o Toyota RAV4 o modelo mais vendido nos EUA em 2024. Em que ficamos?

Toyota RAV4 e Ford F-150
© Razão Automóvel

As contas das vendas de 2024 já fecharam também nos Estados Unidos da América (EUA), mas a dúvida permanece: afinal, qual foi o carro mais vendido? A Ford F-Series ou o Toyota RAV4?

A resposta deveria ser simples, mas os números avançados pela JATO Dynamics — empresa que reúne números de vendas, faz análises de mercado e fornece serviços de consultoria —, só geraram uma enorme confusão.

Isto porque colocou o Toyota RAV4 como o carro mais vendido nos EUA, à frente da Ford F-150 (e não da Ford F-Series), o líder histórico do mercado norte-americano. A Ford não perdeu tempo a disputar esta afirmação.

À primeira vista, os números dão razão à JATO. O Toyota RAV4 teve um 2024 excelente nos EUA, com as vendas a subir 9% e que se traduziram em 475 193 unidades.

A Ford F-150, por outro lado, viu as suas vendas descer 5%, totalizando 460 915 unidades, ficando a mais de 14 mil unidades do SUV japonês.

Como interpretar os números?

Mas a forma como a JATO «parte» os números da pick-up é distinto da que a Ford faz e é aqui que está o cerne da questão.

A JATO separa as vendas da F-Series pelas suas variantes: F-150, F-250 até à F-650. A Ford, por outro lado, desde sempre que contabilizou as vendas da F-Series como um todo.

Ford F-250. Maior que a F-150 e com mais capacidade de carga, mas ainda é uma F-Series.

Mike Levine, o diretor de comunicação de produto da Ford North America, justificou a posição do construtor, em declarações à Road & Track: “Todas as Ford F-Series, da F-150 à F-650, têm em comum a mesma arquitetura de cabine do pilar A ao pilar C. Oferecemos múltiplas motorizações, chassis e opções de estilo exteriores, dependendo dos níveis de equipamento ou necessidades profissionais”.

Levine menciona também que o mesmo é verdade noutros veículos, “como o Toyota RAV4 ou o Porsche 911, que também oferecem múltiplas motorizações, transmissões, chassis e opções de estilo para os seus clientes, dependendo das suas necessidades e uso.”

Toyota RAV4
© Toyota Toyota RAV4. Vendas a subir, apesar da atual geração estar no mercado desde 2018.

O argumento da Ford é fácil de compreender: seria como separar as vendas da Ford Transit pelas duas variantes — distância entre-eixos normal e longa —, ao invés de considerá-las apenas de um só modelo.

Assim, se incluirmos todas as variantes da Ford F-Series, obtemos 765 649 unidades vendidas nos EUA em 2024. Mesmo quando consideramos apenas as vendas das F-Series consideradas veículos ligeiros, as F-150 e F-250 — nos EUA, é considerado ligeiro um veículo com peso bruto até 4536 kg (10 mil libras); na Europa esse valor é de 3500 kg —, a liderança é devolvida à pick-up da Ford com 629 751 unidades.

Quem tem razão?

Não é só a Ford que é afetada pela forma como a JATO decidiu partir os números de vendas das pick-up. Também a Chevrolet, GMC e Ram vêm as vendas das suas pick-up maiores (full size) separadas pelas diferentes versões.

Fica por determinar quem tem razão, mas a tabela de vendas da JATO quando comparada com a de outras entidades dá-nos uma leitura distinta do mercado norte-americano.

Dito isto, não deixa de ser facto que o Toyota RAV4 bateu, em específico, a Ford F-150 e isto é um fenómeno raro. A última vez que tinha acontecido foi em 2009, durante a crise financeira, quando outro Toyota, desta vez o Camry, também bateu a F-150. E mais uma vez, de acordo com os números avançados pela JATO.