Notícias Carros Zombie. Foi matriculado um “novo” Peugeot 309 em 2024

Mercado

Carros Zombie. Foi matriculado um “novo” Peugeot 309 em 2024

Há alguns automóveis do passado a receberem a sua primeira matrícula no presente, com diversas pérolas descobertas nas tabelas de vendas.

Peugeot 309 vista lateral
© Peugeot

Nas tabelas de vendas deveriam estar apenas automóveis novos e em produção. Afinal, o que faz um Peugeot 309 na tabela de vendas do mercado europeu em 2024?

O pequeno familiar francês abandonou a linha de produção em 1993, passando o testemunho ao Peugeot 306, mas agora, em 2024, há uma unidade que recebeu a sua primeira matrícula.

Os dados disponibilizados pela DataForce incluem todos os automóveis novos registados desde o início do ano no mercado europeu e há diversos outros exemplos curiosos além do Peugeot 309.

Ainda na marca do leão temos, por exemplo, o registo de um 206 no passado mês de julho. E desde o início do ano também foram matriculados dois Peugeot 307 e dois 807. Além destes, o que dizer de um novo Fiat Multipla, entregue ao seu primeiro proprietário, bem como um Lancia Delta, um Opel Adam ou um Volkswagen Beetle?

Apesar de não ser especificado qual o ano de produção de cada um deles, todos têm em comum o facto de já não serem produzidos, em alguns casos, há algumas décadas.

Num espaço temporal mais recente, destaque ainda para o primeiro registo de três BMW i3 e de um i8, mas indo mais atrás no tempo, foi registado este ano um Z3 e… um Z8, este último, com menos de 6000 unidades produzidas no início do milénio.

Explicações precisam-se

As tabelas de vendas da Dataforce incluem os números de vendas dos 27 países da União Europeia, mais os do Reino Unido e o dos países pertencentes à EFTA (European Free Trade Association), que inclui a Islândia, o Liechtenstein, a Noruega e a Suíça.

Segundo um porta-voz da empresa, “o relatório mostra apenas os primeiros registos de um automóvel. Concordo que é confuso ver carros tão antigos na lista. Parece que existem alguns stocks residuais destes modelos, que nunca chegaram a ser registados para uma utilização em estrada”.

Resta atirar para o ar ainda a hipótese de haver mais pérolas armazenadas por concessionários por matricular, ou até concessionários abandonados:

No entanto, a nossa incredibilidade mantém-se enquanto descobrimos automóveis «novos» como os Alfa Romeo 147, 159 e Mito ou os monovolumes da AutoEuropa como o SEAT Alhambra ou o Volkswagen Sharan.

Além de diversos outros, mais exóticos: um Ferrari F430 e um 550/575 (não é especificado qual) também se encontram presentes, assim como o Lamborghini Gallardo e Murciélago (dois de cada).

Sabe esta resposta?
Que automóvel ficou conhecido pela alcunha "Ora, Bolas!"?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Estes modelos têm alcunhas mais famosas do que os seus nomes