Notícias Tarifas de Trump aproximam UE e China. É o início do fim das tarifas dos elétricos?

Mercado

Tarifas de Trump aproximam UE e China. É o início do fim das tarifas dos elétricos?

A China e a UE poderão unir forças para fazer frente às tarifas impostas pelos EUA. Em causa, está o fim das tarifas europeias contra os elétricos importados da China.

MINI Aceman frente 3/4
© Mini

As tarifas impostas recentemente pelos Estados Unidos (EUA) podem estar a surtir o efeito contrário ao esperado, ao fomentar a aproximação entre potências económicas rivais, como a União Europeia (UE) e a China.

Depois de Trump ter anunciado “tarifas indiscriminadas” para todos os seus parceiros comerciais — entretanto suspensas durante 90 dias —, a China e a UE retomaram negociações para reduzir as barreiras comerciais e aumentar a cooperação económica, com foco nos automóveis elétricos.

CUPRA Tavascan na estrada, frente
© Razão Automóvel Não são apenas as marcas chinesas que são impactadas pelas tarifas aos automóveis elétricos importados da China. O CUPRA Tavascan está sujeito a uma tarifa de 45,3%.

O início do fim das tarifas contra os elétricos made in China?

Segundo o avançado pela Reuters, tanto o ministro do comércio chinês, Wang Wentao, como o comissário do comércio da UE, Maros Sefcovic, comunicaram que ambas as potências concordaram em estabelecer um preço mínimo para os automóveis elétricos produzidos na China. As negociações vão começar em breve.

Este novo acordo deverá servir para substituir as tarifas de até 35,3% impostas pela UE a todos os elétricos importados da China, sobre os 10% já existentes.

A ideia de estabelecer um preço mínimo já tinha sido discutida de antemão, mas na altura caiu por terra, devido ao facto das duas potências não conseguirem chegar a acordo sobre o valor. Porém, o bloco europeu sempre se mostrou disponível para negociar as tarifas.

Segundo o ministério do comércio chinês, “as tarifas impostas pelos EUA são um caso típico de unilateralismo, protecionismo e bullying económico”. No comunicado pode ainda ler-se: “Tendo em conta que a UE sempre atribuiu grande importância às suas relações com a China, Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, afirmou que é crucial para as relações UE-China manter a continuidade e a estabilidade nas circunstâncias atuais”.

Efeito contrário

Esta súbita aproximação entre a UE e a China, poderá contribuir para aumentar o peso da China como o maior exportador de automóveis elétricos no mundo, ao contrário daquilo que os EUA pretendiam.

Sabe esta resposta?
Em que data foi inaugurada a pista de testes de Nardò?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Nardò Technical Center. A pista de testes que se vê do espaço