Notícias Concessionários em risco de falência na China. O que está em causa?

Mercado

Concessionários em risco de falência na China. O que está em causa?

Muitos concessionários automóveis chineses estão em risco de declarar falência devido à guerra de preços que se faz sentir no país.

Stand NIO no salão AutoChina
© Nio

A indústria automóvel chinesa está a passar por um momento complicado, com os concessionários a declararem perdas no valor de 138 mil milhões de yuans (17,6 mil milhões de euros) nos primeiros oito meses do ano, segundo um relatório recente da China Automobile Dealers Association (CADA).

Este valor é, em grande parte, atribuído a perdas significativas nas vendas de automóveis novos, que estão a tornar a sobrevivência dos concessionários cada vez mais difícil, afirmou a associação.

A CADA apresentou um “Relatório de Emergência” aos respetivos departamentos governamentais, destacando o elevado risco de encerramento causado pela escassez de financiamento, onde também estão propostas políticas para apoiar as necessidades dos concessionários.

BYD Seal O6 GT dianteira
© BYD BYD Seal O6 GT

Guerra de preços e baixa procura

Com base na análise, os concessionários chineses estão a enfrentar dois grandes problemas: a guerra de preços arrasadora de margens e a pouca procura face ao excesso de oferta. Esta situação força os concessionários a venderem os seus automóveis a preços muito baixos, originando perdas contínuas.

“Quanto mais os concessionários automóveis vendem, mais perdem”.

CADA

De acordo com a análise feita, no mês de agosto a taxa de desconto geral do mercado de carros novos foi de 17,4%, dando ênfase às dificuldades financeiras.

Os concessionários automóveis chineses veem-se assim com dificuldade em cumprir as suas obrigações financeiras: “eles estão a enfrentar um corte nos fundos operacionais e um risco acentuado de ruptura da cadeia de financiamento.”

Já são muitos os concessionários a darem sinais de colapso. Um exemplo recente é o da China Grand Automotive Service, o segundo maior distribuidor automóvel da China, que foi excluído da bolsa de valores de Xangai, depois das suas ações terem sido negociadas abaixo do seu valor nominal por mais de 20 dias consecutivos.

“Estes fracassos empresariais resultam, em grande medida, de problemas de liquidez, e não estão diretamente relacionados com as operações dos concessionários. O colapso da cadeia financeira leva, eventualmente, ao encerramento das empresas.”

CADA

Fonte: China Automobile Dealers Association (CADA)

Sabe esta resposta?
Qual destas marcas revelou em 1994 o protótipo de um modelo pensado para a China?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este foi o “Dacia Logan” da Porsche para a China
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Este foi o “Dacia Logan” da Porsche para a China