Notícias Europa. Vendas de elétricos subiram em setembro

Mercado

Europa. Vendas de elétricos subiram em setembro

Depois de vários meses de queda, as vendas de elétricos voltaram a subir na Europa no mês de setembro. Será o início de uma viragem?

Tesla Model Y China
© Tesla

Depois de um mês de agosto difícil para a venda de elétricos na Europa, com uma queda de 36%, em setembro verificou-se o oposto, registando um aumento de 13,9% face a setembro de 2023, o que corresponde a 213 443 automóveis elétricos vendidos.

Foram vários os mercados que contribuíram para este crescimento: Espanha (69,9%), Portugal (43,9%), Dinamarca (+40%), Noruega (+38,8%), Bélgica (+32,8%), Itália (30%), Reino Unido (+24,4%) e Países Baixos (20,6%). Houve subidas mais expressivas noutros mercados, mas partem de números de vendas muito baixos.

Volvo ex30 dianteira
© Volvo Volvo EX30

Até a Alemanha, que tem sido uma das principais responsáveis pelo arrastar das vendas dos elétricos este ano na Europa, registou um aumento de vendas em setembro: mais 8,7%. A França, que é o terceiro maior mercado para elétricos no continente, teve o segundo mês consecutivo de quebra.

Contudo, o aumento de vendas de elétricos no mês de setembro, não foi suficiente para compensar os «estragos» dos meses anteriores, com o acumulado do ano a registar uma queda de 2,6%.

Contas feitas, a quota de elétricos no mercado europeu foi de 19,1% em setembro, um dos valores mais elevados registados, ainda que, no acumulado (janeiro-setembro) esteja nos 14,7%.

Quem leva a «taça» em quota de mercado na Europa são os híbridos (que não precisam de ser ligados à corrente e mild-hybrid) que já correspondem a 33,7% do total. A estes seguem-se os carros a gasolina (29,4%), Diesel (8,3%), híbridos plug-in (7,3%) e outros (2,1%) que incluem os fuel-cell, GPL, etc.

Híbridos e Híbridos plug-in

À semelhança do que já se registava nos últimos meses, os híbridos mantiveram a a sua trajetória de crescimento, com um aumento de 12,3% face ao ano anterior, para 377 168 unidades. Por outro lado, os híbridos plug-in registaram um decréscimo de 11,7% em setembro.

Relacionado Vendas de elétricos vão subir? Stellantis e Renault dizem que está perto de acontecer

Em relação aos automóveis a gasolina e a gasóleo estes registaram uma queda de 18,8% e 23,8% face a 2023.

Mercado em queda

Apesar do aumento das vendas de elétricos, setembro não foi um mês positivo para o mercado automóvel europeu no geral. Registou uma queda de 4,2% comparativamente com o mesmo período homólogo, totalizando 1 118 083 unidades.

Ainda assim, no acumulado do ano, o mercado europeu está a subir 1% (9 779 605 unidades) em relação ao período homólogo de 2023.

Fonte: ACEA

Sabe esta resposta?
Qual foi o primeiro modelo da SEAT?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

SEAT 1400. Este foi o primeiro automóvel da marca espanhola