Notícias Noruega serve de exemplo à indústria automóvel. Descubra porquê

Elétricos

Noruega serve de exemplo à indústria automóvel. Descubra porquê

Na Noruega, já existem mais automóveis elétricos em circulação do que carros com motor a gasolina. Mas os Diesel ainda mantêm a liderança.

carregador ligado à porta de carregamento do automóvel
© CHUTTERSNAP

Pela primeira vez na história de um país europeu, a Noruega conta com mais carros elétricos do que carros a gasolina nas suas estradas, de acordo com o Road Traffic Information Council (OFV).

Até ao dia 16 de setembro, foram contabilizados 2,8 milhões de veículos de passageiros em circulação neste país. Destes, 754 303 são elétricos e 753 905 a gasolina.

“Isto é histórico. Um marco que poucos previam há dez anos”, afirmou Øyvind Solberg Thorsen, diretor do OFV.

Tesla Model Y frente 3/4
© Tesla O Tesla Model Y foi um dos modelos elétricos mais vendidos na Noruega em 2023.

Segundo Solberg Thorsen, “a principal razão para estes números está no facto de quase todos os automóveis novos registados atualmente são elétricos.”

Este resultado reflete as políticas de incentivo do governo norueguês, como reduções fiscais, isenções de portagens e estacionamento gratuito — medidas que têm atraído cada vez mais consumidores para os veículos elétricos.

Apesar do avanço dos elétricos, os carros equipados com motor Diesel ainda são os que dominam as estradas norueguesas, com 999 715 unidades registadas. No entanto, esse número tem vindo a diminuir de forma significativa.

“Vai demorar algum tempo até termos mais elétricos que Diesel mas, a este ritmo, tudo indica que até 2026 teremos mais elétricos em circulação do que automóveis com motor a gasóleo.”

Øyvind Solberg Thorsen, diretor da OFV

Olhando para o futuro

As previsões do OFV apontam que a frota automóvel norueguesa deverá atingir os 3,1 milhões de veículos até 2030. No entanto, o mercado de elétricos não está imune às tendências atuais que se verificam na Europa.

Nos últimos oito meses, as vendas de elétricos na Noruega caíram 3,2%, com 68 431 unidades registadas, segundo os dados revelados pela ACEA. Em comparação, os carros a gasolina e Diesel tiveram quedas ainda mais acentuadas, de 31,2% e 8%, respetivamente.

Nos últimos 20 anos, cerca de um milhão de carros a gasolina desapareceram do parque automóvel norueguês, sendo que grande parte deles foi substituída por veículos 100% elétricos.

Quanto aos Diesel, desde 2017 — ano em que a Noruega registava 1,2 milhões de automóveis em circulação com motor a gasóleo —, o número tem vindo a diminuir. Este mês, pela primeira vez desde 2011, o número de Diesel em circulação ficou abaixo da fasquia de um milhão de veículos.

Fonte: OFV

Sabe esta resposta?
Qual destes modelos é o Volvo de produção mais potente de sempre?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Primeiro teste ao Volvo EX30. O novo rei do segmento?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Primeiro teste ao Volvo EX30. O novo rei do segmento?