Notícias Quantos automóveis a UE exporta para os EUA?

Mercado

Quantos automóveis a UE exporta para os EUA?

As exportações de automóveis da UE para os EUA representaram em 2024 um quarto do total, cenário que as tarifas estão a colocar em risco.

Porsche Macan na estrada, frente
© Porsche

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou tarifas de 25% sobre todos os automóveis importados para o país a partir de 3 de abril, aumentando a tensão comercial com a União Europeia (UE).

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, ainda não definiu eventuais medidas retaliatórias, contudo, a necessidade de um consenso será urgente, dado que os EUA são o principal destino das exportações automóveis da UE.

BMW Série 5, traseira
© BMW O BMW Série 5 é um dos muitos modelos exportados da União Europeia para os EUA.

O impacto em números

Olhemos para os números. Segundo dados do Eurostat, em 2024, a UE exportou um total de 154,7 mil milhões de euros (4,5 milhões de unidades) em automóveis para o mercado global.

Deste montante, 38,5 mil milhões de euros — 749 mil unidades — tiveram como destino os EUA, o que representa um quarto das exportações automóveis europeias. Este número caiu 4,6% face a 2023.

É importante ainda chamar a atenção para o facto de que estes números não englobam os componentes automóveis, sendo que apenas no campo Peças de Automóveis (Motor Vehicle Parts) foram exportados 8,88 mil milhões de euros.

UE exportações EUA
© Eurostat Bens mais exportados da UE para os EUA

Esta é uma situação que acentua ainda mais as preocupações da indústria, tendo em conta que Trump também anunciou tarifas para certos componentes automóveis — motores, transmissões e outros componentes da cadeia cinemática e elétricos —, que entrarão em vigor a 3 de maio.

Ameaça vai além dos automóveis

O caso, no entanto, é mais grave porque vai além dos automóveis. Desde que assumiu a presidência, Donald Trump tem ameaçado impor novas tarifas sobre todos os bens importados da UE.

Os EUA não são apenas o principal importador de automóveis europeus. Em 2024 foram também o principal importador de bens da UE. No ano passado, o país respondeu por 20,6% do total das exportações europeias, o equivalente a mais de 500 mil milhões de euros.

Deste «bolo», os automóveis são apenas o terceiro bem mais exportado para o país norte-americano. O primeiro lugar pertence aos produtos medicinais e farmacêuticos (77,5 mil milhões de euros), seguido pelos medicamentos (42,3 mil milhões de euros).

Sabe esta resposta?
Que carro venceu o Rally de Portugal de 1969?