Notícias Exportações chinesas de elétricos para a Europa sobem em flecha. Saiba as razões

Mercado

Exportações chinesas de elétricos para a Europa sobem em flecha. Saiba as razões

As regras finais das tarifas de importação sobre os elétricos "made in China" vão ser anunciadas a 30 de outubro. Até lá a palavra de ordem é exportar.

MG4, frente
© MG

Não há tempo a perder. O regulamento final sobre as tarifas adicionais de importação sobre os elétricos produzidos na China vai ser anunciado no dia 30 de outubro, o que provocou, em setembro, um salto em exportações da China para a União Europeia (UE).

O gigante asiático exportou mais de 60 mil elétricos — 60 517 unidades, para sermos exatos — no mês de setembro, o que representa um aumento de 61% face a setembro do ano passado.

É o segundo maior volume de exportações de veículos elétricos “made in China” já registado na UE. O maior foi alcançado em outubro de 2023, quando foram exportados 67 445 automóveis, depois da Comissão Europeia (CE) ter anunciado a investigação anti-subsídios aos elétricos produzidos na China.

BYD Seal-U - 3/4 de frente
© BYD As tarifas adicionais de importação podem ir até aos 35%, que são adicionadas à tarifa aduaneira regular de 10%. Quando entrarem em vigor terão uma duração de cinco anos.

Impactos previstos

Embora seja expectável que as novas tarifas venham a reduzir o volume das exportações chinesas de elétricos, estas não deverão impedir os fabricantes chineses de continuarem a expandir-se na Europa. Já foram vários os fabricantes chineses que anunciaram a construção de fábricas na UE para as evitar.

Esta situação pode agravar um problema que já aflige a indústria automóvel europeia: a sobrecapacidade de produção. Carlos Tavares, o diretor-executivo da Stellantis, alertou que a deslocação de produção para evitar as tarifas poderá ter como consequência o acelerar do fecho de outras fábricas automóveis em solo europeu.

Apesar das tarifas de importação adicionais terem sido aprovadas, a CE garante as negociações com a China não pararam e vão continuar “para explorar uma solução alternativa“.

Fonte: Automotive News

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o protótipo Porsche C88?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este foi o “Dacia Logan” da Porsche para a China
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Este foi o “Dacia Logan” da Porsche para a China