Notícias Tesla Cybertruck teve mais de 1 milhão de reservas. Para onde foram?

Mercado

Tesla Cybertruck teve mais de 1 milhão de reservas. Para onde foram?

As vendas da Cybertruck estão muito abaixo das expectativas e para reverter isso, a Tesla lançou uma nova versão base. Será suficiente?

Tesla Cybertruck frente 3/4
© Tesla

Quando a Tesla lançou a Cybertruck no final de 2023, Elon Musk, diretor executivo do construtor, afirmou que a pick-up já tinha recebido “cerca de um milhão de reservas” e chegou a prever, de forma otimista, vendas anuais à volta de 250 mil unidades.

Hoje parece ser tudo uma fantasia. Entre 13 de novembro de 2023 e até 27 de fevereiro de 2025, a Tesla vendeu pouco mais de 46 000 Cybertruck. Estima-se que, o ano passado, as vendas não tenham chegado às 40 mil unidades.

Apesar de a Tesla não discriminar os números de vendas da pick-up, o valor ficou conhecido devido a uma operação de recolha que afetou praticamente todas as Cybertruck produzidas. Mesmo considerando que muitos tenham desistido das suas reservas (por apenas 100 dólares o que dá cerca de 90 euros), é um valor que está muito longe de corresponder às expectativas criadas.

Mudança de estratégia

As vendas estão tão baixas que, segundo avançou uma fonte interna ao Business Insider, a Tesla terá começado a a transferir trabalhadores da linha de produção do Cybertruck para a do Model Y, na fábrica de Austin, no Texas. Informação que foi confirmada pelo construtor.

Também é verdade que quando a Cybertruck foi revelada, ainda como protótipo em 2019, Elon Musk prometeu várias versões, com preços a começar nos 39 900 dólares (aprox. 35 300 euros).

Esse preço continua a ser hoje uma miragem, com nenhuma das versões lançadas até agora sequer a aproximar-se desse valor. Um fator que pode ajudar também a justificar as vendas que tem tido.

Tesla Cybertruck frente 3/4
© Tesla

A versão de acesso, com um motor e tração traseira (RWD), chegou a estar disponível para encomenda por 60 990 dólares (aprox. 54 mil euros) após o lançamento em novembro de 2023 — 50% mais cara do que o anunciado —, mas nunca chegou ao mercado.

A Cybertruck, até agora, esteve apenas disponível na versão AWD (dois motores) e Cyberbeast (três motores), com preços a oscilar entre os 79 990 dólares e os 119 990 dólares (cerca de entre 71 mil euros e 106 mil euros).

Cybertruck mais barata

Agora, para estimular as vendas, chega (finalmente) a versão Long Range (um motor) com um preço mais em conta. No entanto, o preço continua a ser elevado: 62 490 dólares (perto de 55 mil euros).

A chegada desta versão levou a uma baixa de preço das restantes Cybertruck: a AWD custa agora 72 490 dólares (cerca de 64 mil euros) e a Cyberbeast 99 990 dólares (aprox. 90 mil euros).

Relativamente às restantes, tem apenas um motor e tração traseira, mas, fazendo jus ao nome, é a que tem a maior autonomia: 563 km (ciclo EPA) com uma única carga, ou 583 km se equipada com a cobertura retrátil, que nesta versão, é opcional.

Para alcançar este preço, a Tesla cortou não só no número de motores, como na lista de equipamento: perde a suspensão pneumática ajustável (passa a ser em molas de aço); as jantes são de 18″ ao invés de 20″; e também perdeu capacidade de reboque (baixou dos 4990 kg para os 3400 kg).

Tendo apenas um motor, perdeu também em performance: as 60 mph (96 km/h) são atingidas em 6,2s ao invés dos 4,1s da AWD.

Fica agora por saber se a chegada desta nova versão de acesso, mais barata, será suficiente para elevar as vendas.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Peugeot 106 Electric?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este é o Peugeot 106 Electric, o antepassado do e-208
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Este é o Peugeot 106 Electric, o antepassado do e-208