Notícias Gasolina, Diesel, híbridos e elétricos. O que mais vendeu em Portugal em 2023?

Mercado

Gasolina, Diesel, híbridos e elétricos. O que mais vendeu em Portugal em 2023?

Nas vendas de automóveis novos em Portugal em 2023, fiquem a saber o tipo de motorização que mais vendeu: há um novo líder.

Volvo C40 Recharge

Para além de revelarem os números absolutos do mercado nacional e as marcas mais vendidas, a ACAP – Associação Automóvel de Portugal avança também com estatísticas que permitem constatar qual o «combustível» favorito dos portugueses em 2023.

O destaque de 2023 é que, pela primeira vez, foram os automóveis novos a “energias alternativas” que «tomaram o poder» nas vendas, correspondendo a 51,9% dos automóveis ligeiros de passageiros vendidos em Portugal no ano passado. Em 2022 a sua quota tinha sido de 40,5%.

Dacia Sandero Stepway vs. Sandero Stepway ECO-G
© Thomas V. Esveld / Razão Automóvel A boa performance das vendas de veículos bi-fuel (gasolina/GPL) em 2023 podemos agradecer, sobretudo, à Dacia, onde praticamente todos os modelos da gama contam com uma versão ECO-G (bi-fuel)

Dentro deste grande grupo encontramos diferentes tipos de motorizações: elétricos, híbridos plug-in, híbridos e “outros”. Neste último caso, estão incluídos as motorizações bi-fuel, ou seja os gasolina/GPL.

Os motores a gasolina, que eram a maioria em 2022 com 41,6% de quota, caíram em 2023 para 36,1%.

Sem ser surpresa nenhuma, as vendas de automóveis com motor Diesel continuaram em queda, com a sua quota a ficar-se apenas pelos 12%, face a 17,9% em 2022. Este tipo de motor chegou a corresponder a dois terços do mercado (66,667%).

Elétricos vieram para ficar

Se nas propostas a gasolina vemos o início da tendência de perda de «peso» nas contas do mercado nacional, como aconteceu com os motores Diesel, os 100% elétricos, por outro lado, mostram uma tendência inversa.

Tesla Model Y - carregamento
© Tesla A Tesla foi a marca que mais automóveis elétricos vendeu em Portugal

Em 2023 os elétricos viram a sua quota chegar aos 18,2%, um salto significativo em relação a 2022, cuja quota tinha sido de 11,4% — praticamente um em cada cinco carros novos comprados em Portugal em 2023 era elétrico.

Sem dúvida que é um reflexo da maior oferta deste tipo de modelos, que promete expandir-se este ano para o lado mais acessível do mercado — veja o artigo abaixo:

Citroen e-c3 frente
Guia de Compra

6 carros novos que podemos comprar em 2024 sem perder um rim

Os carros novos têm subido vertiginosamente de preço nos últimos anos, mas para 2024 vemos alguns sinais de mudança.

Mariana Teles

Os modelos híbridos convencionais que até agora tinham mostrado uma tendência crescente, em 2023 viram a sua quota no mercado descer de 15,4% para 14,5%… Contudo, também já ultrapassaram os veículos a gasóleo.

Por outro lado, os modelos híbridos plug-in, que em 2022 tinham sido as únicas propostas de “energias alternativas” a descer, em 2023 aumentaram. Passando de 10,3% para 13,6% — uma subida considerável.

Por fim, os “outros”, que incluem os automóveis ligeiros de passageiros bi-fuel (gasolina/GPL, sobretudo), conquistaram 5,6% do mercado, uma subida expressiva dos 3,5% conseguidos em 2022.

Um feito que reflete, sobretudo, a boa performance da Dacia no mercado — cuja gama tem várias propostas bi-fuel. A Renault é outra das marcas que ainda aposta nesta tecnologia:

Fonte: ACAP

Sabe esta resposta?
Qual foi o automóvel mais caro vendido em 2020?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Os 10 automóveis mais caros vendidos em leilão em 2020
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Os 10 automóveis mais caros vendidos em leilão em 2020