Notícias O mesmo carro vai custar 5000 euros ou mais com as tarifas de Trump

Mercado

O mesmo carro vai custar 5000 euros ou mais com as tarifas de Trump

O impacto das tarifas automóveis de 25% nos preços dos automóveis nos EUA promete ser grande, especialmente nos mais populares.

Toyota RAV4 2019

O presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, anunciou a implementação de tarifas de 25% sobre todos os automóveis importados. As novas taxas entrarão em vigor a partir de 3 de abril e deverão causar um impacto significativo na indústria automóvel norte americana.

Com a aplicação das tarifas, o custo médio de um automóvel deverá aumentar cerca de seis mil dólares (5,5 mil euros), segundo uma análise da Cox Automotive, considerando que 40% dos automóveis ligeiros vendidos nos EUA são importados (Fonte: Car Industry Analysis).

RAM 1500 dianteira
© RAM Na imagem, a RAM Pickup é produzida nos EUA e México, sendo também afetada pelas tarifas. As previsões de vendas no mercado norte-americano para 2025 já refletem os efeitos desta medida, com uma queda estimada de 16,3 milhões para 15,6 milhões de unidades.

Entre os modelos impactados por estas alterações, encontram-se o campeão de vendas Toyota RAV4 (capa) — o modelo mais vendido nos EUA sem ser pick-up —, seguido do Chevrolet Trax e Equinox, Toyota Tacoma e Subaru Forester. Destes, apenas o RAV4 tem produção no país.

Impacto nas peças e componentes

Também vão ser aplicadas tarifas sobre os componentes, mas só serão implementadas a partir de 3 de maio. Esta situação deverá agravar ainda mais o preço final dos automóveis vendidos nos EUA, não apenas os que são importados, mas também os que são produzidos localmente.

Isto porque mesmo que um modelo seja produzido nos EUA, não significa que todos os componentes o sejam, podendo ter origem noutras regiões do mundo, como a Europa ou China. Prevê-se, por isso, um agravamento dos custos de produção.

Por enquanto, os componentes que cumprem os critérios do acordo comercial USMCA (acordo entre EUA, Canadá e México) não serão afetados. No entanto, essa isenção poderá ser revista futuramente, dependendo das decisões do Departamento do Comércio dos EUA sobre peças com conteúdos não-americanos.

O aumento do preço dos automóveis com a implementação das tarifas já era um cenário previsível, porque os construtores vão passar para o consumidor pelo menos parte do custo adicional.

O diretor executivo da Ford, Jim Farley, já se tinha manifestado contra as tarifas afirmando que “não há dúvidas de que as tarifas, se prolongadas, irão ter um enorme impacto na nossa indústria, eliminando milhares de milhões de dólares em lucros, bem como em toda a cadeia de valor da nossa indústria. Tarifas significam preços mais altos para os clientes“.

Sabe esta resposta?
Com que modelo o Toyota Sera partilha a sua base?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O Toyota Sera é muito estranho mas gostei tanto dele
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

O Toyota Sera é muito estranho mas gostei tanto dele