Notícias Tesla Model 3 feito na China pode ficar mais caro que o Model Y

Mercado

Tesla Model 3 feito na China pode ficar mais caro que o Model Y

O agravamento das taxas de importação aos elétricos feitos na China por parte da UE não afeta apenas as marcas chinesas. O Tesla Model 3 vai ficar mais caro.

Tesla Model 3 na estrada, frente
© Tesla

A Tesla alerta que o Model 3 poderá sofrer uma subida de preço já a partir do próximo dia 1 de julho. A marca justifica a decisão com o aumento das taxas de importação da União Europeia (UE) aos carros elétricos produzidos na China e vendidos na Europa.

Ao contrário do Model Y, que é produzido perto de Berlim, na Alemanha, o Model 3 comercializado na Europa é produzido na fábrica da Tesla em Xangai, na China. Logo, é também afetado pela decisão da UE.

Relembramos que o Tesla Model 3 está disponível em Portugal a partir dos 39 990 euros, sendo a proposta mais acessível do seu segmento.

Com a taxa adicional de importação de 21% (somados aos 10% da taxa aduaneira regular), o Model 3 poderá ficar mais caro que o Model Y, que tem preços a começar nos 44 990 euros.

Ao contrário de outros construtores, como a SAIC (dona da MG), que vão ser penalizados com a taxa máxima de 38,1%, a Tesla, ao ter colaborado com a investigação da Comissão Europeia (CE), vê a taxa ser reduzida para 21%. Ainda assim, é um valor superior ao imposto à BYD (17,4%) ou à Geely (20%).

Porém, a CE avançou que a Tesla poderá ter a taxa de importação recalculada a nível individual no próximo mês de novembro. É o mês em que a CE dará por terminada a sua investigação e anunciará as taxas de importação definitivas para os elétricos produzidos na China com destino à Europa.

Antecipar a encomenda do Model 3 evita preço mais alto?

A Tesla usou o próprio website para alertar os clientes que já encomendaram ou pretendem encomendar um Model 3 que este vai aumentar de preço.

Este é o alerta que pode ser visto no website da Tesla.

No entanto, caso tente antecipar a encomenda do Model 3 ainda este mês (junho), poderá ter de pagar o novo preço mais elevado (por anunciar) se o registo do veículo for feito em julho.