Notícias Vendas globais da Tesla caem mais que o esperado no primeiro trimestre

Mercado

Vendas globais da Tesla caem mais que o esperado no primeiro trimestre

São várias as razões apontadas para a queda global de vendas da Tesla: desde a introdução do Model Y Juniper ao envolvimento político de Musk.

Tesla Model Y - 3/4 de traseira
© Tesla

A Tesla divulgou ontem os números referentes ao primeiro trimestre de 2025 a nível global, e os resultados não foram positivos.

Entre janeiro e março, a marca norte-americana entregou 336 681 automóveis, registando uma queda de 12,96% face ao período homólogo de 2024, quanto entregou 386 810 unidades. É o nível mais baixo dos últimos três anos e ficou muito abaixo das estimativas dos analistas, que apontavam para as 360-370 mil unidades.

A maior parte das vendas foi composta pelos modelos Model 3 e Model Y, que juntos somaram 323 800 unidades, enquanto os restantes 12 881 veículos corresponderam às entregas da Cybertruck, do Model S e do Model X.

Tesla Cybertruck Elon Musk
© Elon Musk (X) As vendas da Tesla Cybertruck continuam a ser de nicho.

A Tesla não separa as vendas por modelos individuais, mas no primeiro trimestre de 2025 face ao mesmo período em 2024, as vendas do Model 3/Model Y caíram 12,5%, enquanto as que correspondem à Cybertruck/Model S/Model Y caíram bem mais: 24,35%.

A produção também sofreu um declínio significativo nos primeiros três meses do ano, tendo caído 19,51% para as 362 615 unidades, das quais a larga maioria, 345 454 unidades, corresponderam aos Model 3 e Model Y.

Vendas em queda em vários mercados

O declínio nas vendas da Tesla já era esperado, dado que a marca tem registado descidas abruptas nos seus principais mercados desde o início do ano. Por exemplo, na Europa, até fevereiro, as vendas caíram 49%, passando de 37 311 unidades em 2024 para as 19 046 unidades em 2025 (fonte: ACEA).

Ainda assim, há mercados em que as vendas da Tesla continuam a subir, como no Reino Unido ou a Noruega. Mas não permitem compensar as perdas nos restantes mercados.

Razões para o declínio

Embora Elon Musk, diretor executivo da Tesla, ainda não se tenha pronunciado sobre a queda nas vendas e produção — a apresentação dos resultados financeiros será no dia 22 de abril —, há várias razões que têm sido avançadas para este declínio:

Tesla Model S
Insólito

Donald Trump comprou um Tesla como forma de apoio a Elon Musk

Com as vendas da Tesla em queda, Donald Trump acaba de adquirir um novo modelo da marca americana, como forma de apoio a Elon Musk.

Mariana Teles

Concorrência e estratégias de preço: Na UE, apesar das vendas de elétricos estarem a subir 31,4% (até fevereiro), as da Tesla caíram quase para metade. A subida pode ser justificada pelas metas de emissões da UE, o que obriga os construtores a vender mais automóveis elétricos. Como consequência, temos visto reduções de preços e campanhas agressivas de descontos, tornando o mercado mais competitivo.

Envolvimento político de Musk: O diretor executivo da Tesla está de mãos dadas com a administração de Donald Trump, presidente dos EUA, e tem liderado o DOGE (Departamento de Eficiência do Governo) que tem sido alvo de críticas pelos cortes abruptos que tem efetuado no governo. Além disso, o seu apoio a partidos de extrema-direita, como aconteceu durante as eleições na Alemanha, têm levado muitos a venderem o seu Tesla, como ao surgimento de vários atos de vandalismo.

Nova geração do Model Y: A Tesla já tinha alertado para os possíveis impactos na produção na introdução do Model Y 2025 (Juniper). Durante a conferência de resultados de 2024, o diretor financeiro da marca, Vaibhav Taneja, afirmou que a reformulação do Model Y levaria a uma pausa na produção de várias semanas, o que poderia refletir-se nas vendas do início de 2025. Veremos agora como as vendas do Model Y evoluem no segundo trimestre.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Peugeot 106 Electric?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este é o Peugeot 106 Electric, o antepassado do e-208
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Este é o Peugeot 106 Electric, o antepassado do e-208