Notícias BYD mais perto de destronar a Tesla na venda de elétricos

Mercado

BYD mais perto de destronar a Tesla na venda de elétricos

A BYD está cada vez mais perto de apanhar a Tesla, e os números do final de 2024 só o vêm provar. Perceba o que está em causa.

BYD Tang 2025 na estrada, frente 3/4
© BYD

Com o início de mais um ano, são várias as marcas automóveis que começam a revelar os seus números de vendas referentes a 2024 e a BYD é uma delas. Numa competição renhida com a Tesla, a marca chinesa alcançou em dezembro resultados de vendas que a aproximam cada vez mais dos números do construtor norte-americano.

A BYD registou no final de 2024 um aumento significativo das suas vendas, impulsionado por um novo recorde no mês de dezembro, graças, em parte, a subsídios e incentivos ao consumo no mercado chinês.

No último mês do ano, o construtor vendeu 509 440 unidades eletrificadas, das quais 207 734 eram 100% elétricas, segundo o avançado pela própria empresa. É importante lembrar que a BYD não produz automóveis 100% a combustão desde 2022.

Tesla Model Y frente 3/4
© Tesla O Tesla Model Y é um dos modelos mais vendidos da marca norte-americana.

No total, em 2024, a BYD vendeu 4,25 milhões de automóveis de passageiros, sendo 1,76 milhões totalmente elétricos. Isto traduz-se num aumento das vendas globais em 41%.

Enquanto isto, os construtores automóveis europeus enfrentam desafios significativos na transição para o mercado dos elétricos, tanto no seu mercado doméstico como na China, onde competem diretamente com as marcas locais, como a BYD.

Embora os resultados sejam positivos, nem tudo tem sido fácil para a marca. A BYD ficou aquém do seu objetivo de vendas de meio milhão de unidades fora do mercado chinês. Isto deve-se, em parte, à imposição de tarifas adicionais por parte da União Europeia (UE), aplicadas aos automóveis elétricos produzidos na China, o que tem dificultado as exportações da marca para o mercado europeu.

E a Tesla?

Apesar do recorde de vendas trimestral de 495 570 unidades no quarto trimestre de 2024, a Tesla não conseguiu ultrapassar o número de unidades vendidas no período homólogo, ficando abaixo das expectativas dos analistas, que previam um valor de 517 277 viaturas entre outubro e dezembro.

A marca norte-americana terminou o ano com 1,79 milhões de unidades entregues em 2024, menos do que o número alcançado em 2023 (1,8 milhões de unidades). Apesar desta queda, a Tesla mantém a sua liderança mundial face à BYD (1,79 milhões versus 1,76 milhões), mas por pouco.

Fonte: Bloomberg

Sabe esta resposta?
Com que carro é que a Citroën alinhou no Grupo B?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Citroën BX 4TC: o carro de ralis que a Citroën quis esquecer