Notícias Volvo cresce com EX30 mas tarifas de importação são ameaça

Indústria

Volvo cresce com EX30 mas tarifas de importação são ameaça

A Volvo Cars é uma das afetadas pelas tarifas de importação europeias para os elétricos "made in China". O CEO da Volvo elucida-nos sobre o impacto destas.

Volvo ex30 dianteira
© Volvo

A Volvo Cars demonstrou estar apreensiva em relação às tarifas de importação provisórias da União Europeia (UE) sobre os automóveis elétricos fabricados na China.

Foi durante a divulgação dos resultados do segundo trimestre, na sessão de perguntas e respostas, que Jim Rowan falou sobre as tarifas de importação adicionais da UE e o possível impacto no construtor.

Isto porque o novo EX30, o principal responsável pelo crescimento da Volvo este ano — já é o terceiro modelo elétrico mais vendido no mercado europeu —, é o único modelo da marca produzido na China e vendido na Europa.

Volvo EX30 traseira
© Volvo

Por isso importa saber que impacto as tarifas de importação adicionais (mais 19,9% no caso da Volvo) vão ter não só no EX30, como nos resultados da Volvo no geral.

Jim Rowan, diretor-executivo da Volvo Cars, começou por avançar que, tendo em conta o “ambiente turbulento”, os resultados da marca foram bastante satisfatórios, “o que já é um bom ponto de partida”.

No entanto, reforçou que apesar de tudo estar a correr bem, o eventual agravamento das tarifas de importação de automóveis elétricos fabricados na China poderá representar um problema a curto-prazo.

Recordamos que o construtor sueco já anunciou que iria trazer a produção do EX30 para a Europa no final do primeiro semestre de 2025, para Gante, na Bélgica.

“Até conseguirmos começar a produzir o EX30 na Bélgica, vamos tentar perceber qual vai ser o impacto das tarifas no segundo semestre deste ano.”

Jim Rowan, CEO da Volvo Cars

Incertezas

Johan Ekdahl, diretor-financeiro da Volvo Cars, reforçou estas incertezas. Afirmou que, apesar de “não ser possível quantificar ao certo o impacto exato destas tarifas, é claro que estas vão ter alguma influência”.

“Nós não conhecemos os resultados exatos destas tarifas, pois este é um diálogo que ainda está em curso com a Comissão Europeia.”

Johan Ekdahl, CFO da Volvo Cars

Apesar de estar a ter uma procura elevada e o EX30 apresentar margens brutas muito positivas (20%), o CEO afirmou que “nós estamos a olhar para todas as opções disponíveis”, não descartando uma alteração de preço no SUV elétrico. Em Portugal, o Volvo EX30 tem preços a começar nos 39 554 euros.

Outras preocupações

Rowan, ainda sobre as tarifas de importação, expressou também preocupação sobre o facto de o Reino Unido — o segundo maior mercado europeu —, ainda não ter decidido se irá ou não impor as mesmas tarifas que a UE impôs provisoriamente.

Além do tópico das tarifas, o CEO da Volvo Cars respondeu a questões relacionadas com o mercado chinês e a guerra de preços que persiste por lá. Rowan afirmou que o mercado “é muito turbulento e tem muito mais competição do que aquela que existia no passado.”

No entanto, disse que a estratégia da marca, especialmente em relação aos modelos elétricos, passa por não estar no mercado de massas, mas sim no segmento premium.

“Nós ficamos pelo segmento premium, o que nos permite sobreviver à turbulência, sendo que esta deverá durar entre 18 meses a dois anos”.

Jim Rowan, CEO da Volvo Cars

O responsável máximo da Volvo Cars expressou ainda outras preocupações geopolíticas, como é o caso das eleições presidenciais norte-americanas. Ou ainda o facto de as tarifas de importação de baterias nos EUA terem aumentado de 7% para 25%.

Porém, Rowan salientou que, independentemente das preocupações “o importante é ter a certeza de que se tem uma cadeia de fornecimento resiliente.”

“Não dá para prever a turbulência na indústria automóvel, nem onde será, por isso, em vez de tentar adivinhar, temos de garantir que dispomos de uma cadeia de abastecimento mais resiliente do que tínhamos antes.

Jim Rowan, CEO da Volvo Cars

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o Volvo 480?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Lembras-te do Volvo 440? Comemora 30 anos de existência!