Notícias Chinesa XPeng quer instalar-se na Europa para fugir às tarifas

Mercado

Chinesa XPeng quer instalar-se na Europa para fugir às tarifas

A XPeng está em modo de expansão, sendo o construtor chinês mais recente a anunciar a intenção de produzir os seus modelos na Europa.

Xpeng G6 na estrada, perfil
© XPeng

A XPeng juntou-se à lista de fabricantes chineses que querem fabricar os seus elétricos na União Europeia (UE) para fugir às tarifas de importação europeias.

Segundo o declarado numa entrevista à Bloomberg, He Xiaopeng, diretor-executivo da marca, admitiu estar em processo de decisão sobre onde construir uma nova fábrica na União Europeia (UE).

Recorde que, de acordo com o imposto pela Comissão Europeia, a XPeng enfrenta uma taxa aduaneira de 21,3% (sobre os 10% já existentes).

XPeng P7
© Xpeng Xpeng P7

No entanto, o diretor-executivo da XPeng admite que as tarifas europeias — apesar de reduzirem o lucro proveniente dos países europeus —, não vão afetar significativamente os planos ambiciosos da marca.

A ponta do icebergue

As tarifas de importação, no entanto, são apenas a «ponta do icebergue». A XPeng tem estado a debater-se com vendas estagnadas no seu mercado doméstico, a que se soma a intensa guerra de preços que se faz sentir no mercado chinês.

No primeiro semestre, na China, o fabricante entregou cerca de 50 mil unidades, apenas 1/5 das vendas mensais da BYD no mesmo mercado. As vendas baixas refletiram-se no preço das ações do jovem construtor fundado em 2014, que cairam para menos de metade do valor que tinha em janeiro.

No entanto, apesar das dificuldades há um ponto positivo a registar: a parceria feita com o Grupo Volkswagen.

Recorde: China é o futuro? Grupo Volkswagen investe centenas de milhões na XPeng

As relações mais estreitas entre as duas empresas já começa a ter um efeito positivo nas contas. Por exemplo, a XPeng apresentou uma margem bruta de 14% no segundo trimestre deste ano — tinha sido de -3,9% no período homólogo de 2023 —, graças ao apoio dos alemães na gestão das cadeias de fornecimento.

Mais planos para a Europa

À medida que o software se vai tornando cada vez mais uma parte crucial nos automóveis, para além de uma fábrica, a XPeng planeia também instalar um centro de dados na Europa.

Uma decisão que se prende, em parte, pelas capacidades que detém em Inteligência Artificial (IA) e sistemas avançados de assistência à condução, que a XPeng vê como uma importante valência no mercado europeu.

De acordo com He Xiaopeng: “vender um milhão de carros por ano alimentados por IA vai ser uma condição prévia para as empresas que querem emergir como vencedoras nos próximos 10 anos”.

“A partir de 2025 vamos começar a ver as empresas a lançarem este tipo de produtos, e a Xpeng vai estar entre elas.”

He Xiaopeng, CEO da Xpeng

Fonte: Bloomberg

Sabe esta resposta?
Em que ano é que a Renault alcançou a sua primeira vitória na Fórmula 1?