Notícias Ainda mais rápido. AMG One bate o seu próprio recorde no Nürburgring

Recordes

Ainda mais rápido. AMG One bate o seu próprio recorde no Nürburgring

O Mercedes-AMG One tornou-se o primeiro carro homologado para estrada a cumprir uma volta ao Nürburgring em menos de 6min30s.

Mercedes-AMG One Nurbrugring frente
© Mercedes-AMG One

Dois anos depois de ter batido o recorde do Nürburgring para carros de produção, o Mercedes-AMG One voltou ao mítico circuito alemão e pulverizou a sua própria marca, reforçando a sua posição de «rei do Ring».

Sim, isso mesmo. No passado dia 23 de setembro, com Maro Engel (piloto do DTM) ao volante, o AMG One cumpriu uma volta ao traçado de Nürburgring em 6min29,09s, retirando 6s ao anterior tempo, estabelecido em outubro de 2022, também com Engel aos comandos.

Importa esclarecer que este «tempo canhão» foi registado na configuração longa do “inferno verde”, com 20,832 km de comprimento, sendo que o Mercedes-AMG One passa a ser o primeiro carro homologado para circular na estrada a descer da marca dos 6min30s.

Vejam o vídeo da volta completa:

De acordo com a marca de Affalterbach, a volta recorde foi alcançada às 18h56, altura em que a temperatura do ar estava fixada nos 15 ºC e a do asfalto nos 20 ºC. E isso terá sido um fator decisivo para o tempo arrancado por Maro Engel, que reconhece que as condições da volta em 2022 estiveram longe de ser ideais.

A volta foi cumprida no modo Race Plus, que permite descer a altura do eixo dianteiro em 37 mm e o eixo traseiro em 30 mm, ao mesmo tempo que faz uso de todo o potencial da aerodinâmica ativa e da mecânica híbrida, que junta quatro motores elétricos e um V6 turbo de 1,6 litros derivado da Fórmula 1.

O resultado desta «amálgama» de motores é uma potência máxima combinada de 782 kW, o mesmo que 1063 cv, o suficiente para que o AMG mais rápido da história seja capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,9s, atingir os 200 km/h em 7s e acelerar até aos 352 km/h (limitados eletronicamente).

Quanto aos pneus usados neste recorde, tratam-se dos pneus de série, os Michelin Pilot Sport Cup 2 R MO, que foram especialmente desenvolvidos para o Mercedes-AMG One.

Até ver, e tal como o tempo se encarregou de mostrar, apenas o AMG One parece conseguir fazer frente a si próprio. Mas isso pode mudar em breve.

A NÃO PERDER: Se fizer isto o AMG One bloqueia o motor

Até porque propostas como o Aston Martin Valkyrie ou o Koenigsegg Jesko Attack ainda não fizeram qualquer tentativa de recorde oficial no The Ring. Além destes, a McLaren acaba de confirmar um sucessor para o P1 que também promete entrar nesta conversa.