Notícias Mais elétricos na estrada mais carregamentos. Rede pública bate recordes

Elétricos

Mais elétricos na estrada mais carregamentos. Rede pública bate recordes

O carregamento de automóveis elétricos na rede da Mobi.e aumentou 67% face ao primeiro semestre de 2023. Mas o consumo de energia subiu 85%.

Carregador de automóveis elétricos da Mobi.e
© Mobi.e

A Mobi.e apresentou os dados referentes ao carregamento de carros elétricos e híbridos plug-in na sua rede durante o primeiro semestre do ano. Entre os valores mais relevantes está o crescimento de 67% face ao mesmo período do ano passado.

Apenas nos primeiros seis meses do ano — e apenas na rede Mobi.e — foram registados mais de 2,67 milhões de carregamentos, efetuados por mais de 168 mil utilizadores individuais.

O que se traduz num consumo de energia, diz a Mobi.e, de 53 600 megawatts-hora (MWh) neste período, o que significa um crescimento de 85% face a 2023.

Carregador público de automóveis elétricos
© Mobi.E

Apenas no passado mês de junho, a Mobi.e registou mais de 486 mil carregamentos na sua rede, efetuados por mais 83 mil utilizadores distintos.

Segundo o comunicado emitido pela empresa, “o contínuo crescimento da rede é um dos principais fatores que contribui para estes resultados positivos, uma vez que tem vindo a acompanhar o incremento do parque de viaturas elétricas”.

Até ao final do mês de junho, a rede da Mobi.e contava um total de 4960 postos de acesso público, o que equivale a mais de 8750 pontos de carregamento para carros elétricos e híbridos plug-in. E destes, 1800 já são de carregamento rápido ou ultrarrápido, o que representa 36,6% do total da rede.

Em média e por cada 100 quilómetros de rodovia, a Mobi.E refere que existem atualmente 76 tomadas de carregamento disponíveis na sua rede. Ou seja, por cada 100 mil habitantes, existem (também em média) 103 tomadas.