Notícias Esta cidade usa um banco de potência para apanhar trotinetas ilegais

Mobilidade

Esta cidade usa um banco de potência para apanhar trotinetas ilegais

As trotinetes elétricas causam cada vez mais acidentes, pelo que a cidade espanhola de Valência encontrou uma solução para apanhar as que excedem os limites.

três Trotinetas elétricas
© Jan Antonin Kolar/Unsplash

As trotinetas elétricas têm dado muito que falar. Desde que começaram a proliferar pelas cidades, que esta solução de micromobilidade tem enfrentado alguns desafios, nomeadamente a segurança.

Estes desafios ganharam ainda mais mediatismo quando Paris decretou a sua proibição, em regime de partilha, em setembro do ano passado. Agora chegou a vez de Valência, cidade espanhola, «seguir» o exemplo da capital francesa, porém de forma distinta.

trotinetes elétricas paris
Foto de Vlad B na Unsplash

Bancos de potência para «caça» às trotinetas

Valência tem registado um aumento significativo no número de acidentes a envolver trotinetas elétricas. Em 2023 foram mais de 900 acidentes a envolver este tipo de veículos, diz a polícia local, quando em 2018 tinham registado 478.

Parte do problema deve-se às modificações que são feitas às trotinetas elétricas, que lhes permite vencer o limite eletrónico de 25 km/h, que é a velocidade máxima permitida para este tipo de veículos.

Para combater o número crescente de trotinetas modificadas, a polícia de Valência equipou-se com bancos de potência portáteis. Este «caça trotinetas» inovador foi desenvolvido em colaboração com a Universitat Politècnica de València e permite averiguar, rapidamente, qual a potência e velocidade que a trotineta pode atingir.

Como funciona? Basta o agente policial colocar a trotineta em cima do banco de potência e pressionar o acelerador. Se ultrapassar os 25 km/h o condutor poderá ver o seu meio de transporte ser imobilizado e pagar uma multa de 500 euros.

Para além de punir a modificação das trotinetas elétricas, as autoridades espanholas esperam também sensibilizar a população para os riscos associados, ao mesmo tempo que criam um exemplo para as outras cidades espanholas.

Em Portugal

Recordamos que em Portugal a lei estabelece que as trotinetas elétricas para serem legais não podem ter mais de 0,25 kW de potência e não podem superar os 25 km/h de velocidade máxima. No entanto, a Câmara Municipal de Lisboa limitou a velocidade máxima a 20 km/h, no início de 2021.

Saiba mais: Moedas aperta cerco às trotinetas em Lisboa: o que vai mudar?

Sendo que, na altura, o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, exprimiu que queria ter ido mais longe o colocar o limite a uma velocidade mais baixa, por considerar que a “velocidade excessiva” destes veículos tem “criado um problema de segurança”.

Segundo a DECO Proteste, em 2023, contabilizaram-se 3239 acidentes e 26 mortos com trotinetas elétricas em Portugal.

Fonte: Las Provincias

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Alfa Romeo Giulietta SZ?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Zagato. Há 100 anos a criar os Alfa Romeo mais fascinantes e intrigantes