Notícias ACP critica e desafia PS sobre circulação das motas entre filas de trânsito

Motociclos

ACP critica e desafia PS sobre circulação das motas entre filas de trânsito

O ACP considera a proposta do PS para a circulação de motas entre duas filas de trânsito "um autêntico atentado à segurança rodoviária nacional".

mota

No dia 2 de dezembro o Partido Socialista (PS) propôs dois projetos de lei dirigidos às motas, entre os quais se pretende regularizar a circulação destas entre duas filas de trânsito e o ACP (Automóvel Clube de Portugal) reagiu com um desafio aos socialistas.

O ACP começa por criticar duramente a proposta do PS, que chega a questionar se “os deputados que subscreveram esta proposta estão de facto a pensar no que escreveram”.

Mota a passar por entre dois carros
© gth_42

A instituição considera a proposta “um autêntico atentado à (pouca) segurança rodoviária nacional”, apesar do PS alegar que o objetivo é o de “preservar a segurança de todos os utilizadores”, ao mesmo tempo que reduz os tempos de viagem e descongestiona as vias.

Projeto de Lei: PS quer regular ultrapassagens das motas pela direita com trânsito parado

O Projeto de Lei n.º 363/XVI proposto pelos socialistas diz, em detalhe: “sempre que se verifique grande intensidade de trânsito, é permitida a circulação de motociclos e ciclomotores entre filas de veículos, desde que sejam cumpridas as seguintes condições:

  • a) A velocidade máxima de circulação não pode exceder os 30 km/h;
  • b) O condutor deve manter uma distância lateral de segurança suficiente para evitar colisões com os veículos circundantes;
  • c) É proibida a ultrapassagem pela direita, salvo em situações de trânsito parado e em que seja possível executar a manobra em condições de segurança.”

O ACP refere “que desconhece qualquer estudo que consubstancie a proposta do PS” e levanta várias questões ao partido:

  • Quando se discutem ainda os limites de velocidade nas zonas 30 e 20, pretende que, entre as filas de trânsito, os motociclistas circulem no máximo a 30 km/h?
  • Tem conhecimento que na maioria das vias não existe qualquer espaço de segurança para essas manobras?
  • Qual é a definição de situação de muito trânsito para o PS: duas filas de 10 carros? 20 filas de 50 carros?

Assim, face a esta proposta, o ACP lançou um desafio aos 78 deputados da bancada parlamentar do Partido Socialista: “escolham uma via em que 39 deputados circulam de carro e os outros 39 de moto e testem na prática aquilo a que se propõe“.

Sabe esta resposta?
Quantos pontos pode perder se não parar num STOP?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Tudo o que tens de saber acerca da carta de condução por pontos