Notícias Este motor Diesel V12 tem 2200 cv mas não cabe num SEAT Ibiza 6L

Motores

Este motor Diesel V12 tem 2200 cv mas não cabe num SEAT Ibiza 6L

Este motor V12 Diesel foi desenvolvido pela MAN. Infelizmente (para alguns) não cabe num automóvel, nem sequer num camião. Chama-se MAN D3872.

Houve um tempo, não muito distante, onde a ideia de colocar um motor V12 Diesel num automóvel não era uma ideia totalmente descabida. Ainda se lembram do Audi Q7 V12 TDI?

Estávamos no início do milénio e os motores Diesel eram tão populares que até as 24 Horas de Le Mans conseguiram vencer — fruto de regulamentos que favoreciam esta tecnologia, é certo. Mas mais importante que tudo isso: venciam nas vendas.

Numa altura em que os motores a gasolina — leia-se, de ciclo Otto — ainda lutavam para ter turbos de geometria variável e sistemas de injeção direta, nos Diesel estas tecnologias estavam dois passos à frente. Era a forma mais económica de aceder a potências que outrora estava reservadas apenas às nobres mecânicas a gasolina.

Era uma autêntica «febre» Diesel que depressa contagiou também aqueles que queriam algo mais. Os SEAT Ibiza 6L equipados com os famosos motores 1.9 TDI (PD) de 130 cv eram o pináculo dessa «febre». Conseguiam ganhos significativos de potência sem necessidade de grandes alterações.

Mas como questões emocionais rimam pouco com moderação, depressa começaram a surgir preparações que faziam estes motores superar os 300 cv de potência. Valia tudo para tentar «arrancar» potência dos famosos PD 130.

Toda esta introdução — mais longa do que é habitual, é verdade, mas o mês de agosto presta-se a estas narrativas —, para falar de um motor V12 Diesel que eleva os patamares de potência e eficiência desta tecnologia para outro nível. Infelizmente, para muitos, não cabe num Ibiza 6L. Nem sequer cabe num camião, apesar de ter sido desenvolvido pela MAN.

Este motor Diesel chama-se MAN D3872

A conhecida marca de camiões MAN tem uma divisão chamada MAN Engines. Esta divisão está encarregue não só do desenvolvimento de motores Diesel para veículos pesados (camiões, autocarros, etc), mas também para embarcações, máquinas industriais, agrícolas e fins especiais.

Foi precisamente desta divisão que nasceu o MAN D3872, um motor Diesel de última geração com 12 cilindros e 30 litros de capacidade — o equivalente a quase 16 motores PD 130. Este motor destina-se precisamente a essa divisão de «super-veículos» grandes e pesados.

MAN MOTOR DIESEL V12
© MAN Existe um programa da MAN para recondicionamento de motores. É possível substituir unidades mais antigas por unidades mais recentes e eficientes.

No total pesa 2,7 toneladas em vazio, e é capaz de gerar mais de 2200 cv de potência às 2100 rpm. Além disso, está equipado com os mais recentes sistemas de tratamento de gases de escape para assegurar o cumprimento das regras de emissões — que também se aplicam à indústria náutica.

Este motor poderá assumir funções de tração — ou seja, locomover um barco ou uma máquina pesada —, ou servir de gerador de energia para motores elétricos. Seja como for, entre o passado e o presente, parece que ainda há algum futuro para os motores Diesel.