Notícias O supermotor chinês que está a deixar europeus e japoneses preocupados

Motores

O supermotor chinês que está a deixar europeus e japoneses preocupados

Os motores de alta performance destinados às desportivas "mil" deixaram de ser um reduto japonês e europeu. O motor CFMoto V.04 quer mudar as regras.

Motor V.04
© CFMoto

Na semana passada, a CFMoto, uma das principais marcas chinesas de motociclos, apresentou em Itália, no EICMA — um dos maiores salões mundiais dedicados às duas rodas —, o primeiro protótipo do seu novo motor: o CFMoto V.04.

Trata-se de um novo projeto desenvolvido de raíz para uma nova superbike, a categoria rainha das motas de produção desportivas. Um território que até agora era coutada exclusiva das marcas japonesas, italianas e alemãs. Os números são impressionantes.

Mais de 200 cv por litro

Ir à luta com as motas europeias e japonesas na categoria das superbike diz muito sobre as ambições deste CFMoto V.04. Em termos de arquitetura, estamos na presença de um motor V4 de cambota contra-rotativa, com um ângulo de 90º entre os cilindros.

Trata-se de uma “mil” com 997 centímetros cúbicos. A potência máxima anunciada é de 212 cv de potência às 14 500 rpm e há 114 Nm de binário às 12 500 rpm. Tem uma relação diâmetro/curso de 81 mm x 48,4 mm e conta com bielas e outros componentes da distribuição em titânio.

© CFMoto A utilização de uma cambota contra rotativa permite aumentar a estabilidade, a tração e ainda reduz a tendência para levantar a roda dianteira, uma vez que a massa rotativa da cambota atua como um contrapeso natural, reduzindo assim a inércia giroscópica.

Mas como sabemos, nas motas (e nos veículos desportivos em geral), a potência não tudo. O peso tem um “peso” — perdoem-me a redundância — muito importante. Este motor CFMoto V.04 anuncia apenas 61,5 kg a seco. Ou seja, é 3 kg mais leve que o motor da Ducati Panigale V4 (64,5 kg) e cerca 2 kg mais pesado que o motor da BMW S1000RR (59,8 kg).

Tecnologia chinesa

Segundo a marca chinesa, este supermotor foi desenvolvido sem assistência direta da KTM. Recordamos que a CFMoto tem desde 2011 uma parceria estratégica com a Pierer Mobility Group, a empresa que detém o controlo da marca austríaca.

Relacionado Os números que poucos conhecem. Qual é força de travagem de uma MotoGP em Portimão?
CFMOTO V.04 motor
SIMONE PRIMO Foi neste expositor que a CFMoto exibiu no EICMA a sua nova “jóia da coroa”.

No entanto, é possível que parte do know-how aplicado neste motor tenha mesmo vindo da KTM e do seu programa desportivo, nomeadamente do MotoGP. E caso a KTM venha a equipar os seus modelos com este motor, será a primeira vez em que há uma inversão de papéis, com a KTM a receber motores CFMoto e não o oposto, como acontece atualmente.

Porém, a chegada ao mercado deste motor ainda deverá estar relativamente longe. O protótipo que montou este motor no EICMA ainda está muito longe da versão de produção.