Notícias Motor V8 da Hyundai é uma obra de arte que nasceu com quatro cilindros

Motores

Motor V8 da Hyundai é uma obra de arte que nasceu com quatro cilindros

O novo motor V8 da Hyundai estagiou no WRC e agora vai graduar-se no Mundial de Resistência. Uma estratégia já seguida pelo Peugeot 9x8.

Motor V8 Genesis
© Genesis

Recentemente, a Genesis anunciou que vai desenvolver um motor V8 biturbo. Infelizmente, não vamos ver este motor num carro de produção — a menos que Hyundai decida fazer algo como a Toyota. Este V8 biturbo foi desenvolvido puramente para competição.

É com este motor, desenvolvido para a divisão Genesis Magma Racing, que a Hyundai se vai estrear no Campeonato Mundial de Resistência (WEC) em 2026. O V8 biturbo será o coração do primeiro protótipo de competição da construtora, o GMR-001 Hypercar, cuja estreia está prevista já para este ano.

Genesis GMR-001 - 3/4 de frente
© Genesis Ainda em testes de bancada, o motor V8 biturbo do Genesis GMR-001 será em breve acoplado à caixa de velocidades e à unidade híbrida — como exigem os regulamentos LMDh​.

Embora seja um motor novo, não é totalmente inédito. A sua génese remonta ao Campeonato Mundial de Ralis (WRC) e agora vai conhecer uma nova vida no Mundial de Resistência.

Um quatro cilindros a dobrar

Como mencionado acima, apesar de se tratar de um V8, a sua origem está no mundo dos ralis. A sua arquitetura é derivada do motor 1.6 turbo de quatro cilindros usado no WRC.

“O motor de quatro cilindros é muito sofisticado e muito eficiente. É um verdadeiro motor de competição e uma boa base para desenvolver um motor para o WEC”, explicou François-Xavier Demaison, diretor técnico da Hyundai Motorsport. Segundo a marca, o novo V8 partilha cerca de 60% dos seus componentes com o motor de quatro cilindros utilizado no Hyundai I20 WRC.

O desenvolvimento começou em junho de 2024 e o desenho foi fechado em outubro. A primeira unidade ficou pronta no início deste ano. “A montagem do primeiro motor leva sempre mais tempo. Tínhamos de aprender e documentar tudo ao mesmo tempo”, afirmou Julien Moncet, atual diretor do projeto da Hyundai na resistência.

Hyundai com a mesma estratégia da Peugeot

Esta não é a primeira vez que uma marca aproveita o know-how do WRC para o WEC. A Peugeot seguiu o mesmo caminho com o projeto do 9X8, tirando partido de todo o conhecimento acumulado com o Citroën C3 WRC. Através da Stellantis Motorsport, aplicaram os estudos de dinâmica de fluidos, expansão dos gases e resistência térmica diretamente do motor de ralis até ao desenvolvimento do V6 do Hypercar.

© Peugeot (Peugeot 9×8) A grande vantagem? Validaram eficiência, potência, consumos e fiabilidade ainda antes do motor estar terminado.

Na prática, isto permitiu entrar nas fases críticas de desenvolvimento já munidos de uma base de dados real e validada, o que não só reduziu o número de iterações necessárias como aumentou a confiança nos resultados logo nos primeiros testes de bancada. Resta à Hyundai esperar que os resultados do GMR-001 sejam melhores do que aqueles alcançados pelo 9X8.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o Hyundai S Coupe?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?