Notícias Lisboa atinge novo recorde de receita em multas de estacionamento

Multas

Lisboa atinge novo recorde de receita em multas de estacionamento

A cidade de Lisboa alcançou um valor recorde em multas de estacionamento em 2023, sendo que a EMEL foi a empresa com a maior percentagem.

EMEL envelope vermelho
© André Mendes / Razão Automóvel

Apenas no ano passado, a Câmara Municipal de Lisboa (CML) alcançou o valor recorde de 18 milhões de euros em multas de estacionamento e contraordenações rodoviárias, de acordo com o Jornal de Notícias.

Cerca de metade deste valor foi cobrado pela Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL), com 9,1 milhões de euros. Sendo que este é um valor que tem vindo a aumentar todos os anos.

Relembre-se que a EMEL aumentou a sua fiscalização nos períodos noturnos, o que resultou num aumento de 18,4% das contraordenações registadas em relação a 2022, atingindo, desta forma, um recorde absoluto.

Carros estacionados
© Anne Nygard / Unsplash

Por sua vez, a Polícia Municipal de Lisboa também aumentou o montante arrecadado em multas no ano passado, totalizando 7,8 milhões de euros. Além disso, há ainda a registar 1,1 milhões de euros cobrados pela PSP (Polícia de Segurança Pública) e pela GNR (Guarda Nacional Republicana), em conjunto.

Esta tendência, no entanto, não se regista apenas na cidade de Lisboa. Também na cidade do Porto, os números de autos emitidos aumentaram, tendo ultrapassado os 33 mil no último ano.

Fonte: Jornal de Notícias

Sabe esta resposta?
Qual a capacidade da bagageira do Honda Jazz?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Testámos o Honda Jazz HEV. A “receita” certa para o segmento?