Procurando redefinir aquilo que será o automóvel do futuro, ou o futuro do automóvel, a Nissan acaba de anunciar, já para a próxima edição da mais importante feira de tecnologia realizada no continente americano, o Consumer Electronics Show 2018, uma nova tecnologia, que visa tornar direta a relação entre o cérebro do condutor e o automóvel. O seu nome? “Brain-to-Vehicle”, ou B2V.
Procurando, de certa forma, reformular a forma como o Homem se relaciona com a Máquina, isto numa época em que no horizonte surgem já os carros 100% autónomos, nos quais o ser humano surge, não raras vezes, remetido à mera figura de passageiro, esta nova abordagem tecnológica funciona através da utilização de uma espécie de capacete, que o condutor coloca na cabeça. E que, por sua vez, lê os sinais neurológicos, relacionados com a condução, provenientes diretamente do cérebro.
RELACIONADO: Segunda geração do Nissan Leaf já pode ser encomendadaNissan B2V: Antecipar, detetar e agir
Baseada nos princípios da Antecipação e Deteção, a tecnologia consegue, assim, antecipar uma reação física da parte do condutor, antes mesmo desta se iniciar. Fazendo, inclusivamente, com que as próprias ajudas à condução, necessárias em determinada situação, possam ser despontadas mais cedo. Como Danielle Schillaci, principal responsável pelas vendas globais e de marketing na Nissan Motor Co., refere:
“A maior parte das pessoas, quando pensa em condução autónoma, descreve uma visão muito impessoal do futuro, em que os humanos simplesmente entregam o controlo às máquinas. No entanto e com a tecnologia B2V, o que se passa é exatamente o oposto, já que utilizam-se os sinais cerebrais do Homem, para tornar a condução ainda mais excitante e agradável”
Tecnologia B2V pode funcionar até como relaxante
Segundo o Dr. Lucian Gheorghe, investigador sénior no Centro de Pesquisa da Nissan, no Japão, a tecnologia B2V pode, inclusivamente, utilizar a realidade aumentada, como forma de reproduzir aquilo que o condutor vê. Ajudando, assim, a criar um ambiente mais relaxante a bordo.
“O potencial de aplicações desta tecnologia é incrível! Sendo que esta pesquisa funcionará como um catalisador, com vista à aplicação, nos próximos anos, de muitas mais inovações, nos automóveis Nissan”, comenta o mesmo investigador.
De resto e de acordo com o fabricante, a aplicação desta tecnologia deverá permitir que o veículo consiga reagir a qualquer situação percepcionada pelo condutor, cerca de 0,2 a 0,5 segundos mais rápido que a própria pessoa que está aos comandos.
Sabe esta resposta?
Quantas unidades do Ferrari LaFerrari Aperta foram produzidas?
Oops, não acertou!
Pode encontrar a resposta aqui:
Oportunidade única. Ferrari LaFerrari Aperta com apenas 62 km à vendaParabéns, acertou!
Vai para a próxima perguntaou lê o artigo sobre este tema:
Oportunidade única. Ferrari LaFerrari Aperta com apenas 62 km à venda
Sem comentários
Nissan. Tecnologia B2V liga o teu cérebro ao carro
E se fosse o teu cérebro a comandar, directamente, o teu carro? A Nissan diz que é possível e até promete apresentar a tecnologia, já no próximo CES.
Consulte, antes de comentar, a informação legal e os nossos termos e condições aqui
Este artigo ainda não tem comentários.
Seja o primeiro a partilhar uma opinião.