A Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi revelou os seus planos para os próximos anos e entre eles destaca-se a confirmação da chegada de um sucessor do Nissan Micra.
A grande novidade é que será totalmente elétrico, partilhando a plataforma dedicada CMF-BEV com o futuro Renault 5.
Ainda se sabe pouco acerca desta plataforma, mas a Aliança já avançou que acomodará baterias para autonomias na casa dos 400 km de autonomia.
A NÃO PERDER: Nissan em 2022: crossover elétrico Ariya e híbrido Qashqai e-Power em destaqueQuanto ao novo utilitário da Nissan, nem a designação Micra está assegurada, podendo a marca japonesa optar por outro nome para «cortar com o passado». O que já se sabe é que o design estará a cargo da Nissan e o desenvolvimento será feito pela Renault (tal como anunciado na estratégia de cooperação).
Também a cargo da Renault estará a produção do sucessor do Nissan Micra, que será montado no norte de França, no Renault ElectriCity, o centro industrial da marca gaulesa dedicado à mobilidade elétrica.
Novas plataformas a caminho
De acordo com a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, a plataforma CMF-BEV vai permitir reduzir os custos em cerca de 33% e o consumo de energia em cerca de 10% face à plataforma atualmente utilizada pelo Renault Zoe.
Com chegada ao mercado planeada para 2024 (com o Renault 5), a Aliança prevê que esta nova plataforma venha a ser a base de 250 mil veículos/ano da Renault, Alpine e Nissan.
A aposta nesta plataforma insere-se num investimento de 23 mil milhões de euros que a Aliança vai fazer na eletrificação nos próximos cinco anos.
O objetivo é que isto se traduza em 35 novos modelos elétricos até 2030, sendo que 90% deles se vão basear em cinco plataformas dedicadas:
- CMF-AEV: a mais acessível, já na base do Dacia Spring;
- KEI-EV: pensada para modelos elétricos ultra-compactos, especialmente para os kei car vendidos no mercado japonês;
- LCV-EV: destinada a modelos ligeiros de mercadorias, servirá de base às Renault Kangoo e Nissan Townstar;
- CMF-EV: uma plataforma global e flexível, é já a base do Nissan Ariya e Renault Mégane E-Tech Electric. Em 2030, mais de 15 modelos deverão estar baseados nesta plataforma, o que equivale a 1,5 milhões de carros por ano.
- CMF-BEV: a plataforma que vai servir de base ao novo Renault 5, ao sucessor do Nissan Micra e a outros modelos do segmento B.
Sabe esta resposta?
Em que ano é que o Nissan Micra foi eleito carro do ano em Portugal?
Oops, não acertou!
Pode encontrar a resposta aqui:
Nissan Micra. Vencedor do Carro do Ano 1985 em PortugalParabéns, acertou!
Vai para a próxima perguntaou lê o artigo sobre este tema:
Nissan Micra. Vencedor do Carro do Ano 1985 em Portugal
Sem comentários
Oficial: Nissan Micra vai ter sucessor e será 100% elétrico
O sucessor do Nissan Micra insere-se num plano de eletrificação que representa um investimento de 23 mil milhões de euros.
Consulte, antes de comentar, a informação legal e os nossos termos e condições aqui
Este artigo ainda não tem comentários.
Seja o primeiro a partilhar uma opinião.