Notícias No campeonato das rotundas Portugal está no pódio. Veja em que posição

Rotundas

No campeonato das rotundas Portugal está no pódio. Veja em que posição

Portugal tem muitas rotundas e agora há um estudo que o confirma, colocando o país no pódio do maior número de rotundas per capita.

rotunda marques de pombal lisboa portugal

A relação dos portugueses com as rotundas devia ser um caso de estudo. Além da sua missão principal, que é escoar o trânsito, em Portugal as rotundas servem outros propósitos: da manifestação à celebração de conquistas desportivas, sem esquecer o enaltecimento da arte e dos costumes locais através de monumentos para todos os gostos.

É que de facto as rotundas já começam a fazer parte do património português. A começar na famosa “rotunda do Marquês” e a acabar na “rotunda do Globo”, em Albufeira, que é considerada uma das “mais interessantes do país” de acordo com um estudo promovido pela DiscoverCars.com.

Dito isto, se houvesse um campeonato mundial de rotundas, Portugal seria um dos líderes mundiais. Os números são «favoráveis» ao nosso país.

Um campeonato muito disputado

Esta plataforma propôs-se a analisar por país, o número total de rotundas, a sua densidade, bem como a sua distribuição por milhão de habitantes. Os resultados deixam seguramente muitos autarcas satisfeitos.

Se considerarmos o número de “rotundas per capita“, Portugal é Top 3 mundial. O nosso país conquistou o segundo lugar, com 473 rotundas per capita, logo a seguir a França que nos ganha aos pontos com 663 rotundas.

Atrás de nós fica a Noruega, com 427 rotundas per capita, a Islândia com 421 e a Irlanda com 385.

Os números absolutos

Falando de números absolutos, França ganha-nos em todos os patamares — a nós, e ao resto do mundo. É o país como mais rotundas: 42 986 mil, seguida do Reino Unido, com 25 976 mil, e de Itália com 18 172 mil.

rotundas
Segurança rodoviária

Como circular nas rotundas? Um manual para os totós que não sabem

O Homem já foi à lua e voltou e aqui na Terra ainda há quem não saiba entrar e sair de uma rotunda. É a pensar nesses condutores que publicamos este artigo «como circular nas rotundas».

Guilherme Costa

Um dos países, não europeus, que se destacou neste parâmetro foi o Brasil, com um total de 11 854 rotundas, e que ocupa o 5.º lugar nesta lista.

No entanto, quando nos referimos a concentração de rotundas por km2, em primeiro lugar ficam os Países Baixos, com 113,4 rotundas por km2, seguido pelo Reino Unido (107,4), Israel (81,8), França (78,5) e Bélgica (67,7).