Após meses de incerteza, as nuvens negras que pairavam sobre o circuito de Nürburgring finalmente dissiparam-se. O Capricorn Group acaba de anunciar a compra do circuito alemão.
Esta noite, milhões de apaixonados pelas quatro rodas vão dormir mais descansados. O circuito de Nürburgring foi finalmente vendido e as suas instalações não serão desmanteladas, conforme se chegou a especular. A promessa foi feita pelo Capricorn Group, novo proprietário do circuito alemão.
Foram necessários vários meses de negociação, para que no final o Capricorn Group levasse a melhor sobre alguns dos mais poderosos grupos mundiais do imobiliário, da banca e do desporto motorizado. O Capricorn Group pagou mais de 100.000.000€ (cem milhões de euros!) por Nürburgring, dos quais 25 milhões serão para investimento directo nas infraestruturas do circuito.
Mas não terá sido apenas o dinheiro que fez com que a equipa liderada pelo gestor de insolvências, Jens Lieser, seleccionasse a Capricorn entre os vários grupos interessados na aquisição do circuito. Para além do encaixe financeiro, o Capricorn Group acenou ao Governo Alemão e às entidades locais, com um compromisso muito importante: manter e melhorar o circuito de Nürburgring. Ficando assim afastada a possibilidade de desmantelamento do circuito para propósitos imobiliários.
Robertino Wild, proprietário do Capricorn Group, já afirmou em comunicado que a intenção do grupo que lidera não é outra senão “reforçar o estatuto de Nürburgring como cluster mundial da indústria automóvel e turismo“. Isto, em diversas vertentes: desporto, lazer, pesquisa e desenvolvimento. Medidas que irão certamente fomentar a criação de mais postos de trabalho e aumentar a dinâmica da economia local. As entidades locais aplaudem e todos ficam bem na fotografia.
Esta proximidade e interesse do Capricorn Group em manter a génese do circuito, não será alheia à natureza da sua actividade. O Grupo Capricorn é um importante player na indústria dos componentes, tanto para a indústria automóvel como para a indústria aeronáutica. Este grupo oriundo de Dusseldorf, há vários anos que respira Nürburgring: tem lá uma das suas maiores instalações, onde trabalham diariamente mais de 100, dos seus 350 funcionários.
Entretanto, a administração do circuito só vai passar efectivamente para o controlo do Capricorn em Janeiro de 2015. Até lá, irá decorrer o habitual processo de validação da venda pela Comissão Europeia, a quem cumpre certificar e assegurar que todo o processo de venda e aquisição obedeceu a critérios de transparência e sustentabilidade futura.
Alguns órgãos de comunicação chegaram a noticiar a compra do circuito por uma empresa americana (HIG Capital) e por um preço inferior, mas não passaram de especulações.
Podem ler aqui o comunicado do Capricorn Group na íntegra.
Sem comentários
Nürburgring comprada pelo grupo alemão Capricorn
Consulte, antes de comentar, a informação legal e os nossos termos e condições aqui
Este artigo ainda não tem comentários.
Seja o primeiro a partilhar uma opinião.