Notícias É oficial. “Não sei se posso dizer isto… mas vamos fazer um novo Toyota Celica”

Confirmado

É oficial. “Não sei se posso dizer isto… mas vamos fazer um novo Toyota Celica”

Vai mesmo acontecer. A confirmação foi feita por Yuki Nakajima, vice-presidente executivo da Toyota, na presença do próprio Akio Toyoda.

Celica frente
© Toyota

Em outubro de 2023, Akio Toyoda, chairman da Toyota, confessou o seu desejo de recuperar a designação Celica. Agora, pouco mais de um ano depois, chega a notícia que todos os fãs da marca nipónica queriam ouvir: vem aí um novo Toyota Celica!

A confirmação foi feita pelo vice-presidente executivo da Toyota, Yuki Nakajima, durante um evento no Toyota Stadium, em Aichi, durante o Rali do Japão, que decorreu no último fim de semana.

akio toyoda
Akio Toyoda, atual chairman da Toyota, na apresentação do GR Supra

Curiosamente, a pergunta sobre a possibilidade de existir um novo Celica até foi feita ao próprio Akio Toyoda, que «atirou» a responsabilidade da resposta para Yuki Nakajima, que não esteve com rodeios:

“Para ser sincero, ainda não há qualquer esboço ou forma neste momento. Porém, há muita gente ansiosa pelo Celica dentro da empresa. Por isso… não tenho a certeza se posso dizer isto em público, mas vamos fazer o Celica!”, confirmou Nakajima, citado pela publicação japonesa Best Car.

Em resposta a esta confirmação, que terá apanhado o próprio Akio Toyoda de surpresa, o chairman da Toyota questionou: “Estás bem? É um grande problema. A Best Car escreveu que a Toyota vai fazer o Celica, mas não podes acreditar nisso”. Ao que Nakajima respondeu: “Eles não disseram quando seria lançado, por isso pode ser no próximo ano”.

Celica dianteira
© Toyota A sétima geração do Toyota Celica deixou de ser produzida em 2006.

No Japão, os rumores apontam para que a primeira aparição pública possa acontecer já no início de 2025, no Salão Automóvel de Tóquio. Resta saber se será sob a forma de um protótipo ou já do modelo final de produção.

O que sabemos?

Quanto aos detalhes em torno deste modelo, ainda são escassos, para não dizer que são inexistentes. Mas importa recordar que a Toyota está a trabalhar numa nova gama de motores a gasolina, desenvolvidos em conjunto com a Subaru e com a Mazda.

Capazes de acomodar a nova geração da tecnologia híbrida da Toyota, estes dois novos motores a combustão têm ambos quatro cilindros, mas cilindradas distintas: um tem 1,5 litros de capacidade; o outro será um 2,0 litros.

Este último, segundo os japoneses da Best Car, será capaz de debitar até 600 cv na vertente de competição (sem qualquer tipo de eletrificação) e poderá dar origem a duas versões de produção: uma com 400 cv e 550 Nm e outra com 300 cv e 400 Nm.

Qualquer um destes motores assentaria que nem uma luva no novíssimo Toyota Celica. Mas enquanto este modelo não chega, podem sempre ver (ou rever) um dos Toyota mais divertidos da atualidade em ação, o GR Yaris:

Fonte: Best Car