Notícias Gasolineira low-cost Petroprix chega a Portugal ainda este ano

Combustíveis

Gasolineira low-cost Petroprix chega a Portugal ainda este ano

A Petroprix tem conquistado diversos clientes em Espanha com um preço de combustíveis muito competitivo e que promete «mexer» com o mercado.

No ano em que se encontra a comemorar o seu 10.º aniversário, a gasolineira low-cost Petroprix, que tem conquistado diversos clientes em Espanha com preços muito competitivos, prepara-se para chegar a Portugal.

A inauguração do primeiro posto de abastecimento está prevista para ainda antes do final do ano. No entanto, o objetivo é alcançar a meta das 50 estações de serviço em Portugal até 2025.

Segundo a Petroprix, o modelo de negócio para Portugal será replicado do que está a ser praticado em Espanha. Sendo que isso inclui estações de serviço com pagamento automático e tecnologia própria.

Desta forma, segundo a Petroprix, é possível praticar preços que ficam entre 10 e 20 cêntimos abaixo do que considera ser o modelo tradicional.

“As circunstâncias que vivemos não têm sido nada fáceis. O aumento dos preços obrigou-nos a ajustar as margens tanto quanto possível de forma a conter o aumento para o consumidor. E isso é algo que os condutores apreciam de cada vez que vêm abastecer”.

Manuel Santiago, Fundador e CEO da Petroprix

História da Petroprix

Há praticamente uma década, uma família de Martos, em Espanha, revolucionou o seu negócio de painéis fotovoltaicos e preferiu apostar no mundo dos combustíveis. Criou uma rede de postos de abastecimento de pagamento automático, usando esta solução de uma forma muito eficaz. E desta forma, foi possível garantir um preço mais reduzido para os consumidores.

Fundada em 2013, a Petroprix já foi reconhecida pela revista Forbes como uma das empresas com o maior ritmo de crescimento em solo europeu. Sendo que esse ritmo ainda não abrandou. Em 2022, a Petroprix ultrapassou os 700 milhões de euros em vendas, duplicando o valor do ano anterior.

“Portugal é o primeiro passo da nossa empresa para crescer fora de Espanha. Não excluímos a possibilidade de, dentro de alguns anos, exportar o nosso modelo para outros países europeus, para continuar a crescer internacionalmente”, declarou o presidente do grupo, Manuel Santiago, na apresentação do seu plano estratégico, por ocasião do décimo aniversário da empresa.

A internacionalização deste operador independente de estações de serviço está prestes a iniciar a sua atividade em Portugal, ainda este ano. Em 2024, será a vez da América Latina, através do Chile e do Panamá. O objetivo, no entanto, mantém-se: “aumentar o grau de concorrência limitada que existe nestes mercados, em benefício dos consumidores”.