Notícias Porsche assume defeito no Carrera GT após 20 anos. Intervenção vai custar milhões

Recolha

Porsche assume defeito no Carrera GT após 20 anos. Intervenção vai custar milhões

A Porsche quer que todos os Carrera GT continuem a ser conduzidos e desfrutados, custe o que custar. Não existe qualquer margem disponível para defeitos.

Porsche Carrera GT na pista de testes de Leipzig - frente
© Porsche

Praticamente 20 anos depois de o último Porsche Carrera GT ter saído da linha de produção, a marca de Estugarda mostra que tem um imenso respeito pela sua história e que não se esquece dos modelos mais antigos.

Em outubro de 2020, depois de avaliadas 20 unidades do Porsche Carrera GT — durante a sua manutenção anual programada —, foi detetado um desgaste acentuado em alguns componentes nas rótulas da suspensão.

Inicialmente, não foram detetados danos críticos, capazes de comprometer a segurança, tais como fissuras ou ruturas. Contudo, mais tarde, a marca acabou por detetar um potencial de corrosão nestes componentes, sobretudo nos Carrera GT localizados em países onde é usado sal nas estradas.

Porsche Carrera GT na pista de testes de Leipzig - traseira
© Porsche

A Porsche não quis correr riscos e, apesar de não ter havido nenhuma falha catastrófica, há 18 meses, tomou a decisão de parar os menos de 1270 Carrera GT até que fosse encontrada uma solução. Cinco deles, aqui mesmo, em Portugal.

Em alguns países, como no Reino Unido, por exemplo, chegou mesmo a ser cancelado o seu seguro, para que nenhum dos Porsche Carrera GT pudesse circular. Noutros mercados, foi apenas pedido aos proprietários que não o fizessem.

O capítulo final desta história, conhecido agora, acabou por ser simples. Dispendioso para a marca, mas simples.

Novos componentes para o Carrera GT

Um dos proprietários mais conhecidos de um dos 1270 Porsche Carrera GT é o YouTuber Doug DeMuro, que nos revela quais são as três coisas incluídas no arranjo deste modelo.

A primeira é a substituição das rótulas, agora produzidas em titânio e muito mais duráveis que as peças originais. Uma intervenção com um custo de… 109 mil dólares (98 962 euros), segundo DeMuro. Um custo que será totalmente assumido pela Porsche.

A segunda «oferta» é um novo conjunto de pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 — num valor de 2500 dólares, cerca de 2269 euros —, desenvolvidos há uns anos, especificamente para este modelo.

Neste caso, a intervenção é interpretada como uma espécie de pedido de desculpas aos seus clientes, por terem o seu Porsche Carrera GT parado durante algum tempo. Mas também para que este possa ser conduzido com o máximo de segurança.

Porsche Carrera GT

Também por ter passado algum tempo parado, há ainda uma terceira oferta da Porsche nesta operação de recolha, que é um crédito de 3500 dólares (3177 euros) em intervenções de manutenção.

É um valor suficiente para pagar a intervenção anual prevista para o Porsche Carrera GT, mas também para reparar algumas das coisas que um carro com 20 anos possa revelar.

No total, cada Porsche Carrera GT terá uma intervenção com um custo próximo dos 105 mil euros, o que, somado por mais de 1200 unidades dá um valor… (muito) elevado. No entanto, e apesar deste modelo ter deixado de ser produzido há quase duas décadas, será um valor totalmente assumido pela Porsche.

Sabe esta resposta?
Quantas unidades do Porsche Carrera GT foram produzidas?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Porsche Carrera GT: o último dos analógicos
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Porsche Carrera GT: o último dos analógicos