Notícias Mark Zuckerberg comprou dois Porsche mas é o Cayenne que está a dar que falar

Insólito

Mark Zuckerberg comprou dois Porsche mas é o Cayenne que está a dar que falar

A mulher de Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, queria um monovolume, mas a Porsche não tinha um. Mas isso não deteve Zuckerberg.

Mark Zuckerberg e Priscilla Chan com Porsche Cayenne e 911 GT3
© Instagram de Mark Zuckerberg

O fundador do Facebook e principal acionista da Meta Platforms, Mark Zuckerberg, tornou-se esta semana, de acordo com a Bloomberg Billionaires Index, na segunda pessoa mais rica do mundo. A sua fortuna está agora avaliada em cerca de 187,2 mil milhões de euros.

É a primeira vez que este conhecido magnata, empresário e filantropo das redes sociais atinge um lugar tão alto neste ranking. À sua frente, apenas Elon Musk, dono da rede social X e da Tesla, com uma fortuna avaliada em cerca de 232,7 mil milhões.

Um nível de riqueza que lhe permitiu oferecer algo único à mulher: um Porsche monovolume. É isso mesmo. Uma espécie de produto resultante de uma relação amorosa entre uma Volkswagen Sharan e o Porsche 911.

Priscilla Chan, que está casada com Mark Zuckerberg desde 2012, queria um monovolume. A Porsche não tem, nem nunca teve monovolumes. Isso não deteve Zuckerberg, que pediu à conhecida West Coast Customs, uma empresa de personalização automóvel que ganhou fama à conta de reality shows, que lhe fizesse um.

A vítima foi um Porsche Cayenne Turbo GT e o resultado é o que podem ver abaixo: um Cayenne Coupé extra-longo a que nem sequer faltam portas laterais deslizantes de abertura elétrica.

Porsche Cayenne monovolume
© Instagram de Mark Zuckerberg

O resultado final é discutível, mas Mark Zuckerberg redime-se com o segundo Porsche que adquiriu para si e para a sua mulher: um 911 GT3 Touring com caixa manual.

Monovolume Porsche já esteve perto de acontecer?

Como dissemos, a Porsche não tem, nem nunca teve um monovolume. Mas não é estranha ao formato. Nos anos 90 foi parte fundamental na concepção de um deles para outra marca alemã: o Opel Zafira. Foi um dos muitos projetos que a Porsche fez para outros construtores — fiquem a conhecê-los.

Também nos anos 90, com o lançamento dos monovolumes da Volkswagen e Ford, feitos na «nossa» Autoeuropa, em Palmela, foram vários os rumores de que a Porsche teria a sua própria versão do MPV. Nunca chegou a acontecer. O mais perto de um monovolume Porsche foi mesmo o protótipo do Volkswagen Sharan RS que integrava vários componentes de modelos da Porsche — à imagem do que foi feito para a Audi RS2.

Por fim, em 2020, a Porsche partilhou com o mundo uma série de projetos que nunca chegaram a receber «luz verde». Entre muitos desportivos e superdesportivos estava o projeto mais intrigante de todos: o Race Service (2018).

Porsche Vision Race Service
© Porsche

Inspirado pelas carrinhas Volkswagen que prestavam assistência aos Porsche na competição no passado, propuseram uma carrinha 100% elétrica e capaz de ser 100% autónoma. O pormenor mais intrigante? A posição de condução é central.