Notícias Governo vai restituir pagamentos de coimas abusivas nas portagens

Portagens

Governo vai restituir pagamentos de coimas abusivas nas portagens

Os contribuintes que tenham feito pagamentos acima do montante recalculado após dia 1 de julho de 2024 serão automaticamente reembolsados.

Portagens Autoestrada 25 de Abril
© Razão Automóvel

Desde julho que é esperada a entrada em vigor da Lei n.º 27/2023, destinada a reduzir o valor das coimas das portagens não pagas, consideradas “abusivas” na anterior legislatura.

Uma entrada em vigor que já tem uma data concreta assumida pelo Ministério das Finanças. Porém, o atraso na aplicação desta Lei, levantou questões junto da bancada parlamentar da Iniciativa Liberal, entre elas, se “os contribuintes serão negativamente afetados pelo atraso da aplicação prática da Lei“.

Portagens

Governo assume restituições

Esta questão — num total de três questões colocadas ao Ministro de Estado e das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento — foi formalmente entregue no passado dia 18 de setembro e já tem resposta: o Governo assume o atraso e assume também as restituições.

Na resposta, o Governo assume que “todos os processos de contraordenação e de execução fiscal que se encontravam em tramitação ou pendentes à data de 1 de julho de 2024 serão abrangidos pela aplicação das regras mais favoráveis”.

Ou seja, as coimas pendentes relativas ao não pagamento das portagens serão recalculadas da forma que for mais vantajosa para o contribuinte, o que deverá resultar em valores mais baixos do que os anteriormente estabelecidos.

Na eventualidade de já terem sido efetuados pagamentos acima do montante recalculado após esta data, o valor excedente será devolvido automaticamente, sem ser necessário solicitar reembolso junto da Autoridade Tributária.

Sabe esta resposta?
Em caso de reprovação na Inspeção Periódica Obrigatória quanto tempo temos para corrigir os defeitos assinalados?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O meu carro chumbou na inspeção automóvel. E agora?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

O meu carro chumbou na inspeção automóvel. E agora?