Notícias Há seis semanas seguidas que o preço dos combustíveis está a descer

Combustíveis

Há seis semanas seguidas que o preço dos combustíveis está a descer

Conforme o que foi previsto no final da semana passada, o preço dos combustíveis volta a registar uma nova descida.

Preços dos combustíveis - posto de abastecimento
© André Mendes / Razão Automóvel

Como previsto no final da semana passada, esta segunda-feira, 4 de dezembro, inicia-se com uma descida no preço dos combustíveis, fazendo desta a sexta semana consecutiva em que estão a descer.

À semelhança do que estava previsto, registou-se uma descida no preço do gasóleo simples de 1,2 cêntimos por litro, e de 0,6 cêntimos na gasolina simples.

Assim, o preço médio do gasóleo simples vai fixar-se nos 1,614€/l, enquanto o da gasolina simples (95) fixa-se nos 1,669€/l.

Como é habitual, a base de cálculo para estes valores são os indicados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) da última sexta-feira, 1 de dezembro. Estes preços já incluem os descontos praticados pelas gasolineiras, mas também as medidas do Governo atualmente em vigor.

Nunca será demais lembrar, no entanto, que estes não são os valores que vamos encontrar nos postos de combustível. Estes são apenas preços médios e indicativos.

Passando pelas principais gasolineiras, a Repsol desceu o preço do gasóleo simples em 2,5 cêntimos por litro e o da gasolina simples em dois cêntimos. A Galp desceu em 1,5 cêntimos por litro o preço do gasóleo simples e em um cêntimo o da gasolina simples, tendo efetuado ainda uma descida de dois cêntimos no preço do GPL. Por fim, a BP desceu em dois cêntimos por litro o gasóleo simples e o da gasolina em apenas meio cêntimo.

Medidas do Governo ativas

As medidas de mitigação do aumento do preço dos combustíveis continuam a influenciar o valor final a ser pago pelos consumidores.

Foi no passado mês de outubro a última vez que as medidas extraordinárias de redução fiscal foram atualizadas e, por agora, não fora anunciadas alterações para o mês de dezembro.

Tendo em consideração os acontecimentos do último mês, como a demissão do Primeiro-Ministro e o anúncio da dissolução do Parlamento pelo Presidente da República, não é de esperar que hajam alterações nas próximas semanas.

Assim, o «desconto fiscal» no ISP deverá manter-se nos 15,1 cêntimos por cada litro de gasóleo e nos 16,3 cêntimos por cada litro de gasolina, pelo menos, até ao final do corrente ano.

leia também: Sem medo do Porsche 718. Primeiro Gazoo Racing da história

Se juntarmos todas as medidas em vigor, a redução de impostos está agora em 25,1 cêntimos por litro de gasóleo e em 26,1 cêntimos por litro de gasolina.

Fonte: Mais gasolina