Notícias Preços dos combustíveis vai variar pouco na próxima semana. Estas são as previsões

Combustíveis

Preços dos combustíveis vai variar pouco na próxima semana. Estas são as previsões

O litro do gasóleo simples vai subir de preço na próxima semana, mas, por outro lado, o preço da gasolina deverá manter a trajetória de descida.

Abastecimento de um automóvel vermelho
© Wassim Chouak / Unsplash

Se tem carro a gasóleo recomendamos que abasteça antes do início da próxima semana (27 de maio). Isto porque as previsões apontam para uma subida do preço do gasóleo simples, ao contrário do preço da gasolina simples, que deverá descer. Termina, assim, o ciclo de descida do preço de ambos os combustíveis, que já se prolongava há quatro semanas.

De acordo com fontes ligadas ao setor, o gasóleo simples — ainda é o combustível mais utilizado em solo nacional — deverá subir cerca 0,5 cêntimos por litro, enquanto o da gasolina deverá descer um valor idêntico, ou seja, 0,5 cêntimos por litro.

Feitas as contas, a partir da próxima segunda-feira, dia 27 de maio, o preço médio do gasóleo simples subirá para os 1,602 €/l. No caso da gasolina simples o preço médio descerá para os 1,698 €/l.

Tal como é habitual, a base de cálculo para o preço dos combustíveis são os números divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). Neste caso, os referentes a ontem, quinta-feira, dia 24 de maio. Estes valores já incluem os descontos praticados pelas gasolineiras e também as medidas do Governo atualmente em vigor.

É importante reforçar, no entanto, que estes preços não vão corresponder aos encontrados nos postos de combustível, uma vez que estes são apenas valores médios e indicativos.

Medidas do Governo em vigor

As medidas de mitigação do aumento do preço dos combustíveis continuam a influenciar o valor final a ser pago pelos consumidores.

O novo governo já tomou posse, mas ainda não houve novidades no que respeita às medidas extraordinárias de redução fiscal, que foram atualizadas pela última vez em outubro de 2023.

Posto de combustível
© André Mendes / Razão Automóvel

Por esse motivo, o «desconto fiscal» no ISP continua a estar, por enquanto, nos 15,1 cêntimos por cada litro de gasóleo e nos 16,3 cêntimos por cada litro de gasolina.

Se juntarmos todas as medidas em vigor, a redução de impostos está agora em 25,1 cêntimos por litro de gasóleo e em 26,1 cêntimos por litro de gasolina.

Fonte: Contas Poupança

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Opel Tigra?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Opel Tigra, o “coupé do povo”
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Glórias do Passado. Opel Tigra, o “coupé do povo”