Notícias Tranquem o depósito. Descida grande no preço dos combustíveis para a semana

Combustíveis

Tranquem o depósito. Descida grande no preço dos combustíveis para a semana

O preço dos combustíveis deverá descer de forma mais acentuada na próxima semana, registando valores que não observávamos desde janeiro.

Abastecimento de um automóvel vermelho
© Wassim Chouak / Unsplash

Depois de uma ligeira subida na semana passada, o preço dos combustíveis deverá descer de forma mais pronunciada no início da próxima semana (26 de agosto).

De acordo com as previsões do setor, o gasóleo simples deverá descer 3,5 cêntimos por litro, enquanto a gasolina simples 95, deverá descer 4,5 cêntimos por litro.

Isto significa que o preço médio do gasóleo simples deverá fixar-se nos 1,495 €/l, o valor mais baixo em mais de um ano. Por sua vez, o preço médio da gasolina simples 95 ficará nos 1,644 €/l, o valor mais baixo desde a primeira semana de janeiro.

detalhe de pessoa a abastecer com combustível veículo
© Sintendo © Engin Akyurt / Unsplash

A base de cálculo para o preço dos combustíveis, como habitualmente acontece, são os números divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). Neste caso, os referentes a ontem, quinta-feira, dia 22 de agosto.

Os valores da DGEG já incluem os descontos praticados pelas gasolineiras e também as medidas do Governo atualmente em vigor. É importante reforçar, no entanto, que estes preços não vão corresponder aos encontrados nos postos de combustível, uma vez que se tratam apenas de valores médios e indicativos.

Além disso, cada revendedor ainda continua a ter a liberdade de praticar o preço que considera ser o mais correto na sua estratégia.

Medidas do Governo em vigor

As medidas de mitigação do aumento do preço dos combustíveis continuam a influenciar o valor pago pelos consumidores, porém, poderão estar em risco.

Recentemente ficámos a saber que o Governo português está a avaliar o fim das medidas extraordinárias de redução fiscal dos combustíveis rodoviários. Só que, até agora, não houve mais desenvolvimentos sobre este tópico.

Até haver mais certezas, o valor do ISP continuará a ser reduzido em 15,1 cêntimos por litro de gasóleo e em 16,3 cêntimos por litro de gasolina.

Se juntarmos todas as medidas de mitigação em vigor, o «desconto fiscal» é de 25,1 cêntimos por litro de gasóleo e de 26,1 cêntimos por litro de gasolina.

Fonte: ACP

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Peugeot 106 Electric?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este é o Peugeot 106 Electric, o antepassado do e-208
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Este é o Peugeot 106 Electric, o antepassado do e-208