Notícias Atestem no fim de semana. Gasóleo vai «disparar» na próxima semana

Combustíveis

Atestem no fim de semana. Gasóleo vai «disparar» na próxima semana

O preço dos combustíveis vai receber um aumento avultado na próxima semana, chegando a valores que não eram praticados há quase um ano.

Preços dos combustíveis - posto de abastecimento
© André Mendes / Razão Automóvel

As habituais previsões relacionadas com o preço dos combustíveis «dizem-nos» que a próxima semana vai contar com um aumento considerável. E desta vez, a «vítima» é o gasóleo.

Prevê-se que o preço médio do gasóleo aumente uns «graves» seis cêntimos por litro. A gasolina também vai subir, mas marginalmente, em meio cêntimo por litro.

Contas feitas, a partir da próxima semana (18 de setembro), o gasóleo simples deverá apresentar um preço médio de 1,812 €/l, enquanto o da gasolina simples 95 deverá ascender aos 1,864 €/l.

Temos de recuar quase um ano, a 7 de novembro de 2022, para encontrar o gasóleo a um preço mais elevado.

Como é habitual, os valores usados como base de cálculo são os disponibilizados pela DGEG (Direção-Geral de Energia e Geologia). Estes já incluem os descontos aplicados pelas gasolineiras, mas também as medidas do governo atualmente em vigor.

Como é habitual, estes são valores médios e indicativos, que vão certamente ser diferentes dos que vai encontrar nos postos de abastecimento.

Medidas fiscais em vigor

Durante o mês de setembro, as medidas de mitigação do aumento do preço dos combustíveis não tiveram qualquer alteração. Segundo o Ministério das Finanças, esta decisão está relacionada com o escalar dos preços que se tem verificado desde o final de julho.

Pistola de abastecimento com a mão do utilizador

Desta forma, e tal como anunciado em comunicado, “face à evolução dos preços dos combustíveis durante o mês de agosto, o Governo mantém inalterada a suspensão parcial da atualização da taxa de adicionamento sobre as emissões de CO2 (taxa de carbono), pelo que – tendo em conta todas as medidas em vigor – a redução dos impostos aplicáveis mantém-se nos 23 cêntimos por litro de gasóleo e nos 25 cêntimos por litro de gasolina.”