Notícias Aumento do preço dos combustíveis marca o início da semana

Combustíveis

Aumento do preço dos combustíveis marca o início da semana

Foram duas semanas com descidas, mas agora, o sentido inverte-se e regressam os aumentos. O preço dos combustíveis já está mais elevado.

Preços dos combustíveis - posto de abastecimento
© André Mendes / Razão Automóvel

No início desta semana os aumentos regressaram — tanto o preço da gasolina como o do gasóleo já estão mais elevados —, depois de nas últimas duas semanas ter-se registado um alívio na tendência de subida verificada nos últimos meses no preço dos combustíveis.

A partir de hoje, dia 23 de outubro, o gasóleo está dois cêntimos mais caro, ficando com um preço médio indicativo de 1,726 €/l. A gasolina aumentou 2,5 cêntimos, passando para 1,778 €/l.

abastecimento de combustível
© Wassim Chouak / Unsplash

Como é habitual, a base de cálculo para o preço dos combustíveis são os valores indicados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), neste caso, os da passada sexta-feira, dia 20 de outubro. Estes preços já incluem os descontos praticados pelas gasolineiras, mas também as medidas do Governo atualmente em vigor.

Nunca será demais lembrar, no entanto, que estes não são os valores que vamos encontrar nos postos de combustível, pois são apenas preços médios e indicativos.

Os aumentos já podem ser observados nas principais gasolineiras. Na BP, por exemplo, cada litro de gasolina está três cêntimos mais caro, enquanto o gasóleo subiu 2,5 cêntimos. Já na Galp, tanto a gasolina como o gasóleo tiveram um aumento de dois cêntimos por cada litro abastecido. A Repsol aumentou o preço da gasolina em 2,5 cêntimos por cada litro e o gasóleo em dois cêntimos.

Medidas do Governo em vigor

As medidas de mitigação do aumento do preço dos combustíveis continuam a influenciar o preço dos combustíveis. E neste mês de outubro viram o «desconto fiscal» aplicado ser aumentado.

Desta forma, o preço a pagar pelos consumidores também ficou ligeiramente mais baixo, através da redução adicional de dois cêntimos por litro no gasóleo e um cêntimo por litro na gasolina, como revelado em comunicado.

Ou seja, o desconto aplicado ao ISP passou a ser de 15,1 cêntimos por litro de gasóleo e para 16,3 cêntimos por litro de gasolina.

Quando juntamos todas as medidas atualmente em vigor, a redução de impostos está atualmente em 25,1 cêntimos por cada litro de gasóleo e em 26,1 cêntimos por cada litro de gasolina.