Notícias A queda é grande. Saiba quanto desceu o preço dos combustíveis

Combustíveis

A queda é grande. Saiba quanto desceu o preço dos combustíveis

Tal como previsto no final da semana passada, esta segunda-feira começou com uma descida expressiva no preço dos combustíveis.

Abastecimento de combustível
© Engin Akyurt / Unsplash

Esta segunda-feira, 14 de abril, começa com uma diminuição substancial no preço dos combustíveis indo de encontro às previsões. Tanto o preço do gasóleo simples como da gasolina simples desceu significativamente.

À hora de publicação deste artigo, o preço médio do gasóleo simples já tinha descido 5,1 cêntimos por litro, enquanto o da gasolina simples tinha descido 5,8 cêntimos (Fonte: Mais Gasolina).

Usando os valores de preço médio como base de cálculo, o preço do gasóleo simples fixa-se assim em 1,533 €/l, enquanto o da gasolina simples alcança os 1,693 €/l.

Nas principais gasolineiras, a Galp e a Repsol reduziram o preço do gasóleo simples em 6,5 cêntimos por litro, enquanto o da gasolina simples caiu sete cêntimos no caso da primeira e 7,5 cêntimos no caso da segunda. Por sua vez, a BP baixou o preço do gasóleo simples em seis cêntimos por litro e a gasolina simples em sete cêntimos por litro.

A base de cálculo para o preço dos combustíveis, como habitual, são os valores divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). Neste caso, os referentes à passada sexta-feira, dia 11 de abril.

Os valores apresentados pela DGEG já incluem os descontos praticados pelas gasolineiras, bem como as medidas do Governo atualmente em vigor. No entanto, é necessário reforçar que estes são apenas os valores médios e indicativos, podendo diferir daqueles que se encontram nos postos de combustível.

Medidas do governo em vigor

Mantém-se em vigor, desde 2022, as medidas do governo para mitigar o aumento do preço dos combustíveis, que incidem, sobretudo, sobre o valor do ISP.

abastecimento de combustível
© Wassim Chouak / Unsplash

O valor do ISP subiu este ano em três cêntimos por litro, mas devido à descida do valor da taxa de carbono, não houve alterações à carga fiscal sobre os combustíveis.

Por isso, o somatório de todos os «descontos fiscais» resulta em 17,6 cêntimos a menos por litro de gasóleo e 19,2 cêntimos por litro de gasolina.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o SEAT Ronda?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este SEAT Ronda foi usado como prova em tribunal. Porquê?