Notícias Taxa de carbono «mexe» no preço dos combustíveis em agosto

Combustíveis

Taxa de carbono «mexe» no preço dos combustíveis em agosto

As medidas de apoio do governo no preço dos combustíveis vão voltar a «encurtar» no mês de agosto, devido ao novo ajuste da taxa de carbono.

abastecimento de combustível
© Wassim Chouak / Unsplash

O Ministério das Finanças anunciou hoje novo ajuste das medidas de mitigação do aumento do preço dos combustíveis. Mais uma vez, a única alteração é a referente à taxa de carbono.

Esta vai prosseguir o seu “descongelamento gradual” em agosto, num valor de dois cêntimos para o gasóleo e 1,8 cêntimos para a gasolina. O valor do ISP (Imposto sobre Produtos Petrolíferos) mantém-se inalterado.

Em termos práticos, esta nova atualização fará com que o preço dos combustíveis volte a aumentar no mês de agosto, que tem início na próxima terça-feira.

Em conjunto, todas as medidas de redução da carga fiscal no preço dos combustíveis durante o mês de agosto, vão-se traduzir num desconto de 23 cêntimos por litro de gasóleo e de 25 cêntimos por litro de gasolina. Esse valor é, atualmente, 25 cêntimos no gasóleo e 27 cêntimos na gasolina, que se manterão até ao final deste mês.

No mesmo comunicado divulgado pelo Governo, pode ler-se que “as medidas adotadas pelo Governo têm em vista os objetivos ambientais e o alinhamento gradual do peso dos impostos sobre os combustíveis em Portugal com a média da Zona Euro.”.

Além disso, é também referido que “o consumo de combustíveis nos primeiros seis meses de 2023 atingiu o recorde da última década.” Apenas em junho, o consumo de combustíveis rodoviários registou um crescimento de cerca de 10% face ao período homólogo de 2022.

Pistolas de abastecimento na bomba
© Engin Akyurt / Unsplash

Com o último dia do mês (31 de julho) a calhar na próxima segunda-feira, no entanto, estão previstos mais ajustes no preço dos combustíveis e as tendências de mercado apontam para uma subida considerável.