Notícias Volvo EX30 foi o vencedor dos prémios Carro Frota 2024

Frotas

Volvo EX30 foi o vencedor dos prémios Carro Frota 2024

O Volvo EX30 foi o vencedor da 20.ª edição do Prémio Carro Frota do Grupo Ayvens, destacando argumentos como o seu custo de utilização.

Volvo EX30
© Volvo

Realizou-se no passado dia 22 de outubro, no Museu da Eletricidade, mais uma cerimónia destinada à entrega dos prémios Carro Frota. Organizada pelo Grupo Ayvens, a edição deste ano teve como grande vencedor o Volvo EX30.

O pequeno SUV 100% elétrico da marca sueca não só conquistou o maior número de pontos na votação global, como foi também o escolhido para a categoria de utilitário SUV.

Nesta categoria, o EX30 ganhou mais destaque face a modelos como o Smart #1 e o Toyota Yaris Cross, sendo enaltecidos argumentos como a “transmissão, a insonorização e o conforto da suspensão/pisar da estrada.”

Na edição deste ano do Prémio Carro Frota, destaque ainda para o Peugeot E-208, que conquistou a categoria de Utilitário. O pequeno modelo francês destronou assim os seus rivais SEAT Ibiza e Renault Clio, este último equipado com a tecnologia Bi-Fuel, a GPL.

Para a categoria de Pequeno Familiar, foi escolhido o Mercedes Classe A 250 e, a versão híbrida plug-in desta gama, que se superiorizou a modelos como a Peugeot 308 SW e o Volkswagen ID.3.

A categoria de Médio Familiar foi conquistada pelo Tesla Model 3, que conquistou um maior número de pontos do que o BMW i4 eDrive40 e a carrinha Volvo V60. Neste caso, os trunfos mais destacados foram a visibilidade exterior, a transmissão, a acessibilidade dos lugares traseiros e a capacidade da bagageira.

Como é escolhido o Carro Frota do Ano?

A seleção de modelos destinados à escolha do Carro Frota do ano tem em conta parâmetros mais específicos para clientes frotistas. Um dos principais é o TCO (Custo Total de Utilização), que tem um peso de 50% nesta escolha.

Com um peso de 20% na seleção, estão as vendas, as encomendas e as entregas efetuadas pelo grupo Ayvens e, por fim, as vendas do mercado reveladas pela ACAP, que representam 10% deste critério de seleção.

Por último, mas não menos importante, está a avaliação efetuada por um júri composto por 12 clientes frotistas da Ayvens, sejam de empresas nacionais ou multinacionais. Entre os elementos de avaliação estão parâmetros como o habitáculo, conforto, estética, motor e dinâmica de utilização.