Notícias Não abasteça até segunda. Combustíveis vão ter a maior queda de preço do ano

Combustíveis

Não abasteça até segunda. Combustíveis vão ter a maior queda de preço do ano

Tanto o gasóleo como a gasolina vão ver o seu preço cair como há muito não se via no início da próxima semana. Saiba em quanto.

Pistolas de abastecimento na bomba
© Engin Akyurt / Unsplash

Trazemos boas notícias. A confirmar-se as previsões, no início da próxima semana (14 de abril) os combustíveis irão ter a maior queda de preços do ano.

Segundo fontes ligadas ao setor, prevê-se que o preço do gasóleo simples desça 6,5 cêntimos por litro. Já o preço da gasolina deverá descer 7,5 cêntimos por litro.

Assim, a partir da próxima segunda-feira, o preço médio do gasóleo simples deverá cair para os 1,52 €/l, enquanto o da gasolina simples deverá descer para 1,669 €/l.

O preço dos combustíveis tem subido nas últimas semanas — especialmente a gasolina —, pelo que esta descida irá mitigar grande parte desse aumento. Os preços atuais mantém-se 5,8 cêntimos e 6,9 cêntimos acima — gasóleo simples e gasolina simples, respetivamente —, dos que eram praticados a 1 de setembro de 2024.

A base de cálculo do preço dos combustíveis assenta nos valores divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). Neste caso, os referentes à passada quinta-feira, dia 10 de abril.

Os valores apresentados pela DGEG já incluem os descontos praticados pelas gasolineiras, bem como as medidas do Governo atualmente em vigor.

No entanto, é necessário reforçar que estes não são os preços que vai encontrar nos postos de abastecimento. São apenas valores médios e indicativos e os revendedores têm liberdade para praticarem o preço que entenderem.

Relacionado Grupo Volkswagen ao ataque na China. Todos os detalhes do novo plano

Medidas do governo em vigor

Mantém-se em vigor, desde 2022, as medidas do governo para mitigar o aumento do preço dos combustíveis, que incidem, sobretudo, sobre o valor do ISP.

Abastecimento de combustível
© Engin Akyurt / Unsplash

O valor do ISP subiu este ano em três cêntimos por litro, mas devido à descida do valor da taxa de carbono, não houve alterações à carga fiscal sobre os combustíveis.

Por isso, o somatório de todos os «descontos fiscais» dá 17,6 cêntimos a menos por litro de gasóleo e 19,2 cêntimos por litro de gasolina.

Fonte: ACP

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o SEAT Ronda?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este SEAT Ronda foi usado como prova em tribunal. Porquê?