Notícias Abasteça até domingo. Gasóleo vai subir a pique na próxima semana

Combustíveis

Abasteça até domingo. Gasóleo vai subir a pique na próxima semana

O preço do gasóleo simples e da gasolina simples deverá subir significativamente na próxima semana. Fique a conhecer os preços.

Abastecimento de um automóvel vermelho
© Wassim Chouak / Unsplash

Prepare-se, porque no início da próxima semana (20 de janeiro) deverá registar-se um aumento do preço significativo nos principais combustíveis.

Segundo fontes do setor, está previsto um aumento de 5,5 cêntimos por litro no preço da gasóleo simples e de três cêntimos por litro no da gasolina simples.

A razão para esta subida substancial prende-se, essencialmente, com a evolução do preço do petróleo (Brent). Há uma tendência de subida desde o início do ano: passou dos 74 dólares por barril para os 82 dólares esta semana.

Com esta subida de 5,5 cêntimos por litro para o gasóleo e três cêntimos para a gasolina, o preço médio do gasóleo simples deverá ficar nos 1,699 €/l e o da gasolina simples deverá passar para 1,781 €/l.

A base de cálculo para o preço dos combustíveis, como habitual, são os valores divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). Neste caso, os referentes à passada quinta-feira, dia 16 de janeiro.

Os valores apresentados pela DGEG já incluem os descontos praticados pelas gasolineiras, bem como as medidas do Governo atualmente em vigor.

No entanto, é necessário reforçar que estes não são os preços que vai encontrar nos postos de abastecimento. São apenas valores médios e indicativos e os revendedores têm liberdade para praticar o preço que entenderem.

Medidas do Governo em vigor

Desde dia 1 de janeiro de 2025, que a taxa de do ISP (Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e Energéticos) aumentou três cêntimos, enquanto que a taxa de carbono desceu para os 67,395 euros por tonelada.

Abastecimento de combustível
© Engin Akyurt / Unsplash

O valor da taxa única do ISP passa a ser de 0,48126 euros por litro, no caso da gasolina, (0,45036 euros em 2024) e de 0,33721 euros, no caso do gasóleo (0,30354 euros em 2024).

Das medidas extraordinárias de apoio aos combustíveis mantém-se em vigor a medida que reduz, na taxa do ISP, um valor “equivalente ao que resultaria da redução da taxa do IVA de 23% para 13%.”

Fonte: ACP

Sabe esta resposta?
Com que modelo o Toyota Sera partilha a sua base?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O Toyota Sera é muito estranho mas gostei tanto dele
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

O Toyota Sera é muito estranho mas gostei tanto dele